quinta-feira, 26 de maio de 2016

Campus Middle School for Girls / Class of 2016

Ontem, foi a vez da Matilde festejar o fim da Middle School, numa cerimónia muito emotiva, pessoal e intimista. Privilégios de quem frequenta uma escola muito pequenina, onde todos se conhecem muito bem. Houve música, poemas, discursos emotivos, surpresas e prendas.  E várias mães com a lágrima no canto do olho! No fim, não pude deixar de agradecer a estas pessoas que a receberam tão bem, que a apoiaram e guiaram sempre, naquela que foi, sem dúvida, a fase mais difícil da sua vida. Entrou nesta escola insegura e receosa, sem praticamente falar inglês e dela saiu uma pré-adolescente forte, confiante e determinada. Ready for High School! #likeagirl





 (Zoe, Erin, Matilde, Anna, Ava, Tessa e Veronica)





domingo, 15 de maio de 2016

University of Illinois / Class of 2016

Mais uma etapa cumprida! Foram 4 anos de muito trabalho, de muitas noites mal dormidas e umas quantas directas sentada à secretária, não só porque ela é uma perfeccionista e acha sempre que há mais qualquer coisa que precisa de ler, ou um parágrafo a acrescentar, mas também porque a gestão do tempo não é uma das suas maiores qualidades. Começa sempre devagar e relaxada e só começa a acelerar quando o fim do prazo se aproxima perigosamente. De vez em quando ainda tento corrigi-la, mas quando ela se vira para mim e pergunta: achas que eu não sei o que estou a fazer?, meto a viola no saco, pois se há coisa que ela sabe fazer é estudar, muito mais e melhor do que eu alguma vez fiz!

Fez 2 majors - economia e ciência política - sempre no topo da sua classe. Recebeu prémios e distinções. Os professores falam dela com um brilho nos olhos! Este fim de semana foram as cerimónias de graduação, uma no Sábado e outra no Domingo, e apesar de ela não dar muita importância a este tipo de coisas, lá foi cumprir os rituais e encerrar este ciclo, que não podia ter acabado melhor. Agora é gozar as férias (3 meses!), que a próxima etapa está já ali ao virar da esquina.





segunda-feira, 9 de maio de 2016

A caminho de ... Minneapolis!

Finalmente tenho uma boa desculpa para, 22 anos depois, voltar a Minneapolis! Ao fim de um longo processo, o Miguel decidiu ir para a University of Minnesota, em Minneapolis/St. Paul, aquela que foi a última das universidades a que se candidatou e apenas porque eu, num momento de saudosismo, lhe sugeri que o fizesse. As voltas que a vida dá! 

O processo de candidatura do Miguel à universidade não correu da forma mais linear ou racional possível, mas no final correu tudo bem e, de caminho, aprendi algumas lições, que espero recordar quando daqui a 4 anos for a vez da Matilde. 


Das 8 Universidades a que se candidatou, localizadas em vários Estados, desde a costa Leste à Costa Oeste, entrou em 5, das quais 3 eram na Costa do Pacífico e 2 no MidwestQuando se começou a aproximar a data em que teria que decidir qual das ofertas aceitar (1 de Maio), começou a achar que não queria ir para muito longe de casa, apesar de gostar de ir para fora, numa de viver a experiência universitária em toda a sua plenitude. Começou a achar que se calhar era bom poder vir a casa com alguma frequência, e sem que para isso estivesse dependente de voos longos e caros. 

Conclusão, as Universidades da Califórnia e de Washington foram postas de lado e como no Midwest as únicas hipóteses eram a University of Illinois em Urbana-Champaign ou a University of Minnesota, acabou por escolher esta última. Ou seja, uma escolha essencialmente por exclusão de partes. 

O meu/nosso erro foi ter deixado o processo inteiramente nas suas mãos, numa de "é a sua vida, o seu futuro, deve ser ele a decidir". Mas a verdade é que aos 17 anos não se sabe ainda bem o que se quer, pelo que se por um lado é bom que assumam uma parte da responsabilidade, por outro lado precisam de supervisão e aconselhamento, num equilíbrio nem sempre fácil de alcançar. 

Pela minha parte estou muito contente. Por um lado, prefiro que esteja mais perto de casa (apesar de o perto aqui ainda significar 7 horas de carro!), e ainda por cima numa cidade e Universidade que nos são familiares. Por outro lado, sei que ele vai gostar de Minneapolis, uma cidade muito maior do que Urbana-Champaign, mais cosmopolita e interessante, com uma vida cultural e desportiva muito rica, mas sem a dimensão avassaladora de cidades como Chicago ou New York.

Desde que partimos em 1994, não mais voltei a Minneapolis, pelo que estou mesmo com muita vontade de revisitar esta cidade tão importante na minha vida. E agora tenho uma excelente razão para o fazer, com a frequência que as saudades do meu filho impuserem! Não fora eu agnóstica e diria que "Deus escreve direito por linhas tortas"!

terça-feira, 3 de maio de 2016

Em minha defesa

Várias vozes se insurgiram contra a foto que publiquei no post abaixo dedicado à Prom, em que o Miguel aparece com a sua "amiga especial". Que raio de escolha, certo? A foto foi tirada ao longe, de lado, com a miúda de costas e ainda por cima "a tapar o meu lindo menino"! Se era para isto mais valia nem ter falado dela, certo? Pois bem, caros amigos, foi esta a foto escolhida porque ... é a única que tenho dos dois no dia da Prom

Por azar na tarde do dia da Prom tivemos um compromisso a que não podíamos faltar - uma recepção na Universidade em honra de uma amiga que se está a reformar. Conclusão, perdi a tradicional sessão de fotografias, que se realiza ao fim da tarde, antes do jantar. As fotos que tenho foram-me enviadas por um amigo, pai de um amigo do Miguel, que no entanto se acanhou (homens!!!) e não fotografou devidamente o Miguel e a sua "amiga especial" quando estes faziam pose para a objectiva do pai da miúda. Entretanto, passaram mais de 2 semanas e eu continuo à espera das fotografias "boas", pelo que resolvi publicar o post com as fotos que tinha ou corria o risco de não o publicar nunca!

Mas, para os mais curiosos, aqui ficam 2 fotos adicionais, um pouco mais esclarecedoras (a "amiga especial" é a mais baixinha)!