domingo, 31 de julho de 2016

13

Ela faz hoje 13 anos e eu não estou lá com ela, logo hoje em que celebra o aniversário mais esperado e desejado dos últimos tempos, aquele que a torna oficialmente uma teenager! Uma mera formalidade, devo dizer, que a miúda respira adolescência há vários meses. Que os teens não te roubem a serenidade, a alegria e a doçura que marcaram os primeiros 13 anos da tua vida. Os melhores 13 anos da minha vida! Parabéns Matilde, do meu coração! 


(Foto tirada hoje de manhã na baixa de Coimbra, a sua cidade Natal)

sexta-feira, 29 de julho de 2016

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Onde ficámos e onde comemos

A parte do "onde ficámos" foi a que correu menos bem, pelo menos para o meu excelentíssimo marido! Resolvi "diversificar" e em vez de reservar o típico quarto de hotel, aluguei um bungalow no Zmar Eco Experience, um eco resort novo, relativamente perto da Zambujeira do Mar (muito perto do recinto onde todos os anos decorre o festival Sudoeste), todo ecológico, sustentável e integrado na natureza.

Mas nada disto impressionou o Rui, claro, que olhou para aquilo num relance e disse lapidarmente "estamos num parque de campismo", o que, confesso, retirou logo parte do entusiasmo de estar num sítio "diferente". E, se é verdade, que o empreendimento tem uma parte reservada a campismo,  tem outra de bungalows, onde ficámos, e as partes comuns - restaurante self-service, salas muti-usos, piscina, parque infantil, etc. - são bastante agradáveis. 

Não terá ajudado muito o facto de haver poucas sombras (as árvores ainda não tiveram tempo para crescer) e inicialmente o serviço não ter sido o melhor, já que por razões diversas, tivemos que voltar 2 vezes à recepção antes sequer de conseguir entrar no bungalow, o que implicou andar, para trás e para a frente, numa estrada de terra batida e cheia de lombas. E também não ajudou o facto de o nosso bungalow estar na primeira linha logo a seguir à zona do campismo, pelo que a primeira coisa que víamos assim que abríamos a porta eram tendas e rolottes. Enfim, ficou a experiência e a promessa feita de que para a próxima vamos para um hotel de 5 estrelas!








Felizmente, a parte do "onde comemos" correu bem melhor, apesar de o planeamento ter sido zero. Fomos andando e escolhendo, conforme a vontade e a oferta disponível. Comi as primeiras e últimas sardinhas da época, muito peixe grelhado, em restaurantes à beira mar, daqueles simples e bem portugueses, e no último dia, fomos ao "O Paulo", onde para além da boa comida, fomos brindados com um pôr do sol de revista!


 (Na Zambujeira do Mar)

 (Uma cerveja e amendoins à saída da praia de Odeceixe)

(Pão do Rogil)

Não tenho fotos do Restaurante O Paulo, mas é fácil de encontrar na net. Fica na praia da Arrifana,  no cimo de uma escarpa, junto a uma pequena muralha e a vista é absolutamente deslumbrante:







segunda-feira, 25 de julho de 2016

Férias a dois

Fazer férias a dois tem as suas vantagens, ainda que por diversas vezes durante a nossa escapadela ao Sudoeste Alentejano, assolada pela nostalgia, morri de saudades de quando os meus filhos ainda não tinham vida própria e iam connosco para todo o lado! 

Acordámos sempre cedo, pelo que os dias eram longos. Íamos para a praia com um chapéu de Sol e uma mochila. Nunca ficámos mais de 2/3 horas em cada praia, pelo que corremos as praia todas das redondezas, o que para mim foi uma maravilha, confesso, já que sou incapaz de passar o dia inteiro na mesma praia sem morrer de tédio! As refeições foram sempre tranquilas e sem horários. 

E sem filhos por perto, para além das paisagens, fartei-me de fotografar o meu excelentíssimo marido!







sábado, 23 de julho de 2016

A joia da coroa - Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Zambujeira do Mar, Carvalhal, Odeceixe, Amoreira, Arrifana, Almograve, Furnas

Durante as minhas férias em Portugal passámos uns dias a dois na Costa Alentejana. Soube a pouco, mas foi o suficiente para (re)descobrir aquelas que são, com um elevadíssimo grau de certeza, as melhores praias de Portugal. Lindas, limpas, com boas infra-estruturas, Muitas delas selvagens q.b., mas ainda assim com excelentes acessibilidades. Grandes areais de areia branca, muitas rochas e um mar cristalino (ainda que demasiado frio para o meu gosto). Fomos no início de Julho, pelo que fomos poupados ao turismo de massa que, ainda que com menor intensidade se compararmos com as vizinhas praias algarvias, as deve invadir lá mais para Agosto.  Um prazer e um descanso!

Zambujeira do Mar





Carvalhal





Odeceixe





Amoreira





Almograve