Temos mais 78 dias de Presidente Obama (não é que esteja a contar!) e depois mergulhamos na Trumplândia, onde certamente nada de bom nos aguarda. Após o dia 20 de Janeiro nada mais será como dantes. Serão 4 anos (espero que não mais de 4) de tentativa de destruição daquilo que Obama construiu, de um clima de intolerância e descriminação, de perseguição, de ameaças, e de desafio às mais elementares regras de civilidade. Os primeiros 2 anos serão especialmente perigosos, tendo em conta que os Republicanos detêm a maioria no Senado e na Câmara dos Representantes. Assusta pensar em tudo o que, em termos legislativos, pode ser feito e desfeito em 2 anos, em áreas como a saúde, o comércio, o clima, e os direitos das minorias. Daqui a 2 anos haverão eleições intercalares para o Senado e para a Câmara dos Representantes, onde os democratas poderão continuar a conquistar lugares aos Republicanos e conseguir finalmente a maioria que lhes escapa há muitos anos (o que aconteceu nestas eleições, mas não em número suficiente para terem a maioria).
E no topo de tudo isto temos o Supreme Court, com uma vaga por preencher neste momento, e outras possíveis nos próximos anos. A nomeação dos juízes para o Supreme Court Americano é uma das mais poderosas armas políticas de qualquer administração, não só pelo grande impacto que muitas decisões têm no dia a dia dos americanos, mas também porque normalmente têm efeitos muito duradouros, tendo em conta que as nomeações são vitalícias. Muitos dos avanços civilizacionais do Séc. XX deram-se por impulso de decisões do Supreme Court, daí que poder influenciar a tendência mais ou menos conservadora deste tribunal ser uma das grandes ambições de qualquer presidente.
Pensei mesmo que era desta que uma mulher chegava à Presidência dos USA, com todo o simbolismo que isso implicaria na luta pela igualdade de género. Não é que sinta uma especial empatia ou simpatia por HC, mas tenho a certeza que a sua administração estaria a anos luz da que vamos ter. Sei que HC desperta ódios de estimação em muita gente, nomeadamente em muitos democratas que nas Primárias apoiaram Bernie Sanders, e que agora votaram nos candidatos dos partidos mais pequenos (ambos patéticos, na minha opinião) e até em Trump. Sei que não tem o carisma e a capacidade mobilizadora de Obama. Mas bolas, será que esta gente não percebeu o que estava em causa? Ou não se preocupou o suficiente? Pensar em tudo o que foi preciso acontecer para que Trump ganhasse as eleições faz-me mergulhar numa enorme tristeza, uma tristeza (ainda) incrédula. Foi preciso que mais de metade das mulheres brancas votassem nele. Foi preciso que 30% dos latinos votasse nele (Trump teve mais votos de latinos e afro-americanos do que qualquer outro candidato republicano no passado). Foi preciso que Estados com longa tradição democrata dessem a vitória a Trump. E pergunto-me: Será que esta gente não viu o mesmo que eu? Um energúmeno egocêntrico, ignorante, mentiroso, racista, sexista, e abusador, com laivos de ditadorzeco de terceira categoria!
Muitos perguntam, e agora? Agora é andar para a frente, estar alerta, discutir, e esperar que aconteça o que muitas vezes acontece nestas alturas: que apareçam pessoas inspiradoras e mobilizadoras, que saibam liderar a oposição, com grandeza e sentido de responsabilidade, e que daqui a 4 anos façam o que fez Obama há 8 anos atrás num país que estava farto de Bush! E a verdade é que nem tudo foi mau nestas eleições, apesar de neste momento ser difícil ver o copo meio cheio: HC teve mais votos do que Trump, apesar de não ter conseguido eleger tantos delegados, que são quem elege o Presidente, fruto do sistema eleitoral que existe (e que não vou discutir); Foram eleitos vários candidatos de grupos até agora muito pouco (ou nada) representados seja para o Senado e para a Câmara de Representantes, seja para órgãos estaduais, trazendo uma diversidade numa antes vista; Vários Estados votaram a favor de leis que vão impor um maior controlo na livre circulação de armas, um verdadeiro flagelo neste país; E vários legalizaram a marijuana para efeitos medicinais!
Sei que a partir de agora vai haver uma enorme tendência para ver Trumpezinhos por todo o planeta, em qualquer eleição mais extremada. Vai ser um verdadeiro milagre da multiplicação. Mas calma, minha gente, não vai ser qualquer ditadorzeco em potência que vai conseguir atingir este nível. Façam o favor de não ser comichosos!
Trump e os Republicanos vão concentrar todo o Poder.
ResponderEliminarNo mínimo assustador.
Boa semana