sábado, 17 de outubro de 2015

Sexta-feira é dia de jantar fora

Ontem tivemos uma jantarada com amigos. Na verdade, cá de casa fui só eu e o Miguel, que o Rui está em Memphis até amanhã, a Mafalda não quis ir a a Matilde foi jantar a casa de uma amiga. Sem grandes combinações, mas porque à Sexta-feira dá mesmo vontade de sair para jantar com amigos, acabou por se juntar um grupo engraçado  - portugueses, catalães, brasileiros, suecos e americanos. Uma grande caldeirada. Nestes momentos, mais cedo ou mais tarde, acabamos (quase) sempre a falar da nossa vida por estas bandas. O que nos trouxe até cá e principalmente o que nos faz por cá ficar. 

Um dos casais, ela sueca e ele americano, estão cá há 16 anos. Vieram por 2 anos e ainda cá estão. Os nossos amigos catalães vieram por 4 meses e já vão a caminho do quarto ano. O brasileiro veio no Verão com os 2 filhos adolescentes, por 1 ano como professor convidado, e já está a ver se consegue prolongar a estadia, pois os filhos estão a gostar bastante de cá viver. A verdade é que é muito fácil viver em Urbana-Champaign. Não é certamente o sítio mais interessante do mundo, mas vive-se bem no dia-a-dia. 

O custo de vida é baixo, comparado com outros sítios nos USA. As escolas são boas. A Universidade é enorme, o que proporciona aos que lá trabalham (quase todos os que conhecemos...) boas oportunidades de realização profissional. Não há trânsito, nem poluição. Há muito espaço, muitas árvores e muitos jardins. É verdade que falta vida cultural, vida nocturna, sente-se falta do cosmopolitanismo a que estávamos habituados, o que muitas vezes nos leva a perguntar porque raio nos viemos enfiar neste buraco, mas a verdade é que no dia-a-dia acabamos por valorizar mais o facto de não haver trânsito, do que o facto de não haver bares abertos até às 4 da manhã! Será da idade? 

1 comentário:

  1. Pelo que descreves, acho que ia sentir bem aí.
    Cada vez tenho menos paciência para confusão, multidões.
    Será da idade?? :)))
    Boa semana

    ResponderEliminar