sábado, 8 de abril de 2017

Férias repartidas: Holanda

Este ano o nosso Spring Break foi diferente. O da Mafalda e do Miguel não coincidiu com o nosso, pelo que eu e a Matilde aproveitámos uma viagem de trabalho do Rui a Utrecht e fomos até à Holanda. A Matilde estava numa excitação já que era a primeira vez que ía passear na Europa. Foram umas férias curtas e muito cansativas, mas deu para fugir da rotina e passear, o que é sempre muito bom! 

Chegámos a Amesterdão na Quarta-feira à tarde e apanhámos logo o comboio para Utrecht, a nossa base nestes dias. Era o começo da hora de ponta pelo que havia muita gente na estação e depois no comboio, mas tudo muito organizado e civilizado. A meio da viagem de comboio a Matilde perguntou-me se eu notava algo de diferente, em comparação com o mesmo tipo de viagem nos USA. Olhei melhor e percebi logo o que ela queria dizer. O ambiente era mais limpo e mais silencioso! 


O dia seguinte foi passado em Utrecht, uma cidade de que gosto muito. A parte mais antiga da cidade fica junto a um dos canais, e ambas as margens estão cheias de lojas, cafés e restaurantes. Passeámos, fizemos umas compras e almoçámos num dos restaurantes junto ao canal. Tirámos muitas fotografias e a Matilde fez vários vídeos com a minha nova máquina fotográfica, acabada de estrear! Depois fomos passear até um dos (muitos) parques da cidade, onde nos encontrámos com o Rui. O jantar foi em casa do Marius, amigo e colaborador de longa data do Rui, que vive nos arredores de Utrecht.











No dia seguinte fomos até Amsterdão, onde não ía (se não contarmos as passagens pelo aeroporto!), há muitos anos. E, sinceramente, acabei o dia com um certo amargo na boca. O turismo de massa está a arrasar com a beleza e a magia das grandes cidades. Não há nada a fazer, eu sei, e ainda bem que vivemos numa era em que cada vez mais pessoas podem viajar, mas andar pelas ruas de uma cidade, visitar museus ou outras atracções turísticas no meio de uma multidão, com filas intermináveis por todo o lado, é muito cansativo e desanimador. Queria muito ter ido com a Matilde à casa onde Anne Frank se escondeu com a família durante a segunda Guerra Mundial, já que recentemente ela leu o seu famoso Diário, mas quando lá chegámos a fila para entrar dava a volta ao quarteirão e o ritmo a que as pessoas progrediam na mesma era diminuto, pelo que desistimos. Vimos por fora, tirámos umas fotos à entrada e toca a andar para o próximo destino. Visitámos o Museu Van Gogh, andámos muito, tirámos muitas fotografias e chegámos ao fim do dia de rastos! De volta a Utrech, jantámos num excelente restaurante Italiano, na margem de um dos canais, a celebrar os anos de um amigo.







No terceiro dia - Sábado - fomos com amigos conhecer a Holanda "profunda", em busca dos campos de tulipas (que estavam a começar a abrir) e dos moinhos de vento. Espectacular. O dia estava lindo, pelo que deu para acabar de forma mais relaxada estas mini-férias da Primavera.









O regresso foi diabólico (como sempre) com 2 viagens de avião (Amesterdão - Filadélfia - Chicago) e uma viagem de carro até Urbana, num total de cerca de 20 horas. No dia seguinte, o cansaço e o jet lag formaram a equipa ideal para recomeçar em grande a semana de trabalho!  

E não dá para acabar este post sem falar das bicicletas que, literalmente, enchem as ruas, passeios e parques de estacionamento na Holanda. Pelo que ouvi, há mais bicicletas do que pessoas! É verdadeiramente impressionante. Achei os ciclistas um bocadinho agressivos. Se vemos um a vir na nossa direcção é sair da frente, que ele não se desvia! A minha vontade era deixa-me ficar para ver o que acontecia, mas achei melhor não arriscar!



E já nos estamos a preparar para mais um passeio. O próximo capítulo da rúbrica "Férias repartidas" será New York. Está quase, quase!

4 comentários:

  1. (Ainda) não fui à Holanda.
    A Tina conhece.
    Eu (ainda) não.

    ResponderEliminar
  2. Oi Paula!
    Na foto com 4 miúdas, a do lado direito se chama Madalena? É que ela é idêntica a uma colega da Pipa, e fiquei a pensar se poderia ser ela...Madalena Leonardo acho... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria Eugénia! As miúdas da foto, com excepção da Matilde, são holandesas (filhas de amigos/colaboradores do Rui). Grande coincidência!

      Eliminar
    2. Ah... é a mesma carinha! beijinhos e boa páscoa!

      Eliminar