Foi uma escolha muito difícil, tomada no último dia do prazo! Reduzir a pool a Harvard e Stanford foi fácil, muito fácil, já que são, sem dúvida nenhuma, os 2 melhores programas de Doutoramento na área da Ciência Política que lhe interessa. Mas escolher um deles, foi muito difícil.
Há cerca de 2 semanas atrás, foi visitar os 2 Departamentos, primeiro Harvard, depois Stanford (de caminho visitou também Berkeley, já que é relativamente perto de Stanford). Foram 10 dias on the road! A minha esperança era que as visitas ajudassem, que a empatia por um sítio fosse claramente superior ao outro, mas isso não aconteceu. Em ambos os sítios conheceu pessoas que a fascinaram e inspiraram e com quem se imaginou a trabalhar nos próximos anos. Voltou para casa com o mesmo dilema com que tinha saído.
Se o nível dos programas é muito semelhante, (quase) tudo o resto divide estes 2 locais, havendo pontos positivos e negativos em cada um deles. Harvard fica na Costa Leste, em Cambridge, Massachusets, na margem do rio Charles, mesmo em frente a Boston, uma das cidades mais interessantes dos Estados Unidos. Stanford fica na Costa Oeste, no norte da Califórnia, em Palo Alto, uma "aldeia" a 45 minutos de São Francisco, que pouco mas tem do que a Universidade. Harvard fica mais perto de Urbana-Champaign e de Portugal (há voos directos Boston-Lisboa todo o ano). A California fica muito longe de tudo. Mas em Harvard, no Inverno, neva e faz frio. Em Palo Alto, é Primavera/Verão todo o ano.
Localização versus clima: um ponto a favor de Harvard em termos de localização e um a favor de Stanford em termos de clima! No fim, o prato da balança pendeu a favor de Harvard, mas podia perfeitamente ter sido the other way around. Eu fiquei contente, confesso, pois estava a torcer pela Costa Leste. É mais fácil e barato ir visitá-la!
Em termos de empregabilidade (placement, como aqui dizem), um factor importante nos tempos que correm, ambos os programas são muito bons, conseguindo colocar os seus graduados (que querem seguir a carreira académica) nas melhores Universidades. Curiosamente, um Professor de Harvard até lhe disse, meio a brincar, quando soube que ela estava indecisa entre os 2 Programas, que se ela quer mesmo ir para a Califórnia, o melhor era ir para Harvard, já que muito frequentemente, os melhores Doutorados de Harvard são contratados por Stanford logo após concluírem o Doutoramento, mas o inverso não acontece tão frequentemente!
Tenho a certeza que nos próximos anos vão haver momentos menos bons em que ela se vai arrepender de ter feito esta opção (what if ...), quanto mais não seja no pico do Inverno, quando estiverem temperaturas negativas na Costa Leste e um sol radioso na Califórnia, mas a vida é feita de escolhas, e tenho a certeza que esta é uma com que ela vai conseguir viver muito bem!