sábado, 23 de abril de 2016

A caminho dos ... jogos olímpicos!

Aproximam-se os jogos olímpicos do Rio de Janeiro e, como sempre, recordo as minhas maratonas de infância/adolescência a ver os jogos na televisão, deitada no sofá horas a fio. As minhas modalidades preferidas eram a ginástica, natação e atletismo, mas basicamente via tudo o que passasse na televisão! 

Os primeiros jogos de que tenho memória são os de Montreal em 1976, tinha eu 10 anos. A grande estrela desses jogos foi a ginasta romena, Nadia Comaneci, que deve ter levado tudo quanto era menina/adolescente a sonhar com a glória olímpica! Nadia foi a  primeira ginasta a conseguir a nota perfeita de 10 na modalidade, tendo naqueles jogos conseguido a proeza várias vezes. Segundo a Wikipédia, que disto não tenho memória, a "nota teve que ser apresentada nos placares electrónicos do ginásio como 1.00, pois até então os placares da ginástica não eram fabricados com dois dígitos antes da divisão da fração, já que a nota 10 era considerada impossível"!

Lembro-me também muito bem dos jogos de 1980 em Moscovo e dos de 1984 em Los Angeles, os últimos que vi de forma intensiva! Ambos ficaram marcados pelos boicotes da Guerra Fria, que arruinaram os sonhos de muitos jovens atletas. O treinador do Miguel de futebol na High School, Coach Blackman, fez parte da equipa olímpica americana de 1980, na modalidade de wrestling, e não foi aos jogos por causa do boicote. De 1984 a imagem que ficou, claro, foi a do Carlos Lopes a entrar no estádio a caminho do ouro na maratona. Acho que não há português com mais de 40 anos que não se lembre desse momento e, depois, de o ver no pódio de medalha ao peito a ouvir o hino nacional!

Mas voltando à razão de ser deste post ... aproximam-se a passos largos os jogos do Rio de Janeiro, que serão, com toda a certeza, muito especiais para os nossos amigos Guida e Miguel Abreu (padrinhos da Matilde). O seu filho Diogo qualificou-se há uns dias atrás para os jogos olímpicos, na modalidade de trampolim. Um orgulho! Parabéns, Diogo! Vamos estar todos a torcer por ti. 

1 comentário:

  1. Não conhecendo o Diogo, fico a torcer por ele e por todos os representantes portugueses.
    Boa semana!

    ResponderEliminar