sábado, 16 de abril de 2016

Filmes que não me deixam dormir

As minhas 2 últimas experiências cinematográficas foram fortes e deixaram marcas, daquelas que incomodam e que teimam em voltar, que nos deixam a pensar e que não nos deixam dormir. 

No fim de semana passado, vimos no cinema o filme Eyes in the Sky, um filme inglês (com a Helen Mirren, Aaron Paul e Alan Rickman) sobre a guerra do Século XXI, contra o terrorismo, com drones, vigilância aérea, e os inevitáveis danos colaterais. A acção decorre em Nairobi e tem como objectivo capturar uns proeminentes extremistas islâmicos, que preparavam um duplo atentado suicida, mas em plena malha urbana, os danos colaterais de um bombardeamento através de drones (conduzido a partir de uma base aérea nos Estados Unidos) são inevitáveis, colocando os militares e políticos responsáveis pelo ataque num terrível dilema ético (45% nunca mais terá o mesmo significado). Pela minha parte, agradeço profundamente não ter que tomar tais decisões no meu dia a dia de trabalho, porque aí é que não dormia mesmo!
 











Uns dias depois tivemos uma movie night em casa dos nossos amigos catalães e vimos Eastern Promises, um filme de 2007, com o incrível Viggo Mortensen e a linda, linda Naomi Watts. A acção decorre em Londres, no seio da máfia russa, e dos seus negócios ilegais, que incluem o tráfico de mulheres e prostituição. As cenas iniciais são brutais, e deixam-nos imediatamente num estado de alerta, que não mais nos larga até quase ao fim do filme. Naomi Watts é uma jovem enfermeira, inglesa de ascendência russa, que assiste a um parto em que uma adolescente russa, acaba por morrer ao dar à luz uma criança. Com a criança órfã nos braços, descobre entre as coisa da mãe, um diário, escrito em russo, que a vai fazer mergulhar no submundo da máfia russa londrina em busca de familiares a quem pudesse entregar a criança. Viggo Mortensen faz o papel de fiel motorista/guarda-costas do execrável filho do execrável patriarca russo, uma figura misteriosa, que terá um papel central e surpreendente no desenrolar da história. E mais não digo, para não estragar os planos de quem, depois de tudo isto, ainda tiver coragem de ir ver o filme!



2 comentários:

  1. Dois para ver que ainda não vi.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Bom post eu adoro tudo o trabalho de Naomi Watts. O gênero de suspense nunca foi um dos meus preferidos, porém devo reconhecer que Referem do Medo foi uma surpresa pra mim é umo dos melhores filmes com Naomi Watts, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de horror que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente.

    ResponderEliminar