segunda-feira, 9 de maio de 2016

A caminho de ... Minneapolis!

Finalmente tenho uma boa desculpa para, 22 anos depois, voltar a Minneapolis! Ao fim de um longo processo, o Miguel decidiu ir para a University of Minnesota, em Minneapolis/St. Paul, aquela que foi a última das universidades a que se candidatou e apenas porque eu, num momento de saudosismo, lhe sugeri que o fizesse. As voltas que a vida dá! 

O processo de candidatura do Miguel à universidade não correu da forma mais linear ou racional possível, mas no final correu tudo bem e, de caminho, aprendi algumas lições, que espero recordar quando daqui a 4 anos for a vez da Matilde. 


Das 8 Universidades a que se candidatou, localizadas em vários Estados, desde a costa Leste à Costa Oeste, entrou em 5, das quais 3 eram na Costa do Pacífico e 2 no MidwestQuando se começou a aproximar a data em que teria que decidir qual das ofertas aceitar (1 de Maio), começou a achar que não queria ir para muito longe de casa, apesar de gostar de ir para fora, numa de viver a experiência universitária em toda a sua plenitude. Começou a achar que se calhar era bom poder vir a casa com alguma frequência, e sem que para isso estivesse dependente de voos longos e caros. 

Conclusão, as Universidades da Califórnia e de Washington foram postas de lado e como no Midwest as únicas hipóteses eram a University of Illinois em Urbana-Champaign ou a University of Minnesota, acabou por escolher esta última. Ou seja, uma escolha essencialmente por exclusão de partes. 

O meu/nosso erro foi ter deixado o processo inteiramente nas suas mãos, numa de "é a sua vida, o seu futuro, deve ser ele a decidir". Mas a verdade é que aos 17 anos não se sabe ainda bem o que se quer, pelo que se por um lado é bom que assumam uma parte da responsabilidade, por outro lado precisam de supervisão e aconselhamento, num equilíbrio nem sempre fácil de alcançar. 

Pela minha parte estou muito contente. Por um lado, prefiro que esteja mais perto de casa (apesar de o perto aqui ainda significar 7 horas de carro!), e ainda por cima numa cidade e Universidade que nos são familiares. Por outro lado, sei que ele vai gostar de Minneapolis, uma cidade muito maior do que Urbana-Champaign, mais cosmopolita e interessante, com uma vida cultural e desportiva muito rica, mas sem a dimensão avassaladora de cidades como Chicago ou New York.

Desde que partimos em 1994, não mais voltei a Minneapolis, pelo que estou mesmo com muita vontade de revisitar esta cidade tão importante na minha vida. E agora tenho uma excelente razão para o fazer, com a frequência que as saudades do meu filho impuserem! Não fora eu agnóstica e diria que "Deus escreve direito por linhas tortas"!

1 comentário:

  1. A Catarina anda nesse virote.
    Foi aceite em várias Universidades mas a que ela quer (está lá o namorado...) é a Hong Kong Science and Technology University.
    Como é uma boa Universidade, e é o desejo dela, agora está tudo nas mãos dela.
    Mas já lhe pedi que faça (pelo menos) um ano fora daqui, longe da Ásia, longe dos pais.
    Só lhe fará bem ter contacto com outras culturas, outra mundividência, ter que se desenrascar sem ter os pais a uma hora de distância.

    Um grande abraço para o Miguel nesta nova aventura da vida dele.

    ResponderEliminar