domingo, 18 de dezembro de 2016

Meu rico filho

Quando vives num sítio onde o clima não é temperado, mas de extremos, e onde o teu dia-a-dia é muitas vezes determinado pelo tempo que faz, uma das primeiras coisas que fazes quando acordas de manhã é ver as previsões meteorológicas no teu telemóvel. Faz parte da tua rotina e hoje, para mim, não foi excepção, apesar de ser Domingo, ter as compras de Natal todas feitas (!!!!!) e não haver nada que me obrigue a sair à rua se não quiser. É verdade que combinei ir ao cinema com uma amiga (ver Manchester by the Sea, que tenho muuuuuuita vontade de ir ver) e que me dava jeito ir ao Supermercado fazer as compras da semana, mas ninguém morre se em vez de hoje for amanhã ou depois.

Quando hoje acordei, às 8 da manhã, estavam -14º em Urbana e tudo branquinho lá fora. Está frio, mas nada que me impedisse de ir à minha vidinha, não fora as estradas estarem geladas, o que torna o exercício da condução, especialmente a arte de travar, um bocadinho stressante. A simples visão de uma curva mais acentuada faz aumentar o meu ritmo cardíaco, já para não falar da aproximação a um cruzamento com stop ou o semáforo vermelho.

Por força das circunstâncias, para além de Urbana, o meu telemóvel mostra também as temperaturas de Minneapolis e Boston (e também Lisboa e Coimbra, por curiosidade, ou  por masoquismo, não sei). E por isso sei que hoje às 8 da manhã estavam -28º em Minneapolis! E 1 horas depois, continuavam -28º. E agora que são quase 10 da manhã continuam -28º. O que é um frio para lá de surreal. Pensei logo, no meu rico filho, claro.

É certo que hoje é Domingo, o que significa que às 8 da manhã ele estava com toda a certeza a dormir, bem quentinho na cama. Também é certo que está em plena época de exames (ainda lhe faltam 2) o que significa que, muito provavelmente, vai passar o dia todo a estudar, sem precisar de sair do Dorm, onde anda sempre de t-shirt. Mas tenho a certeza que já deve ter pensado várias vezes onde raio é que estava com a cabeça para escolher ir estudar para a University of Minnesota, quando podia muito bem estar, por exemplo, em Santa Bárbara, Califórnia! Ou se calhar não, que este meu rapaz vê sempre o copo meio cheio. Stay warm, Miguel!

Sem comentários:

Enviar um comentário