terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Nós não celebramos o Natal!


Isto de ser de um país em que a esmagadora maioria da população é católica, considerando como católicos não só os praticantes, mas todos aqueles que são culturalmente católicos, faz com que se assuma que todos os que nos rodeiam celebram o Natal, e que portanto, neste momento, estão já imbuídos do espírito natalício que nós tão bem conhecemos e cultivamos! E que é assunto obrigatório em toda e qualquer conversa!

Ora, aqui isso não corresponde minimamente à realidade! Há muitas pessoas e muitas famílias que, não sendo cristãs, não celebram o Natal.  Desde logo, os Muçulmanos e os Judeus, que representam uma  fatia considerável da população.


Um destes dias, estando eu a tomar um café com uma amiga, e a falar sobre a nossa (muito próxima) viagem a Portugal, logo lhe perguntei quais eram os seus planos para o Natal. Se iam viajar, se iam receber a família aqui, quais eram as suas tradições. Ao que ela laconicamente respondeu “we don’t do Christmas”, acrescentando, após uma breve pausa, “we are jews”. Facto que eu sabia, mas que não relacionei ... Como se celebrar o Natal fosse uma realidade universal! 

Tenho que ter mais cuidado, para não ferir susceptibilidades! Mas cheira-me que vou cometer muitas gaffes ... o que deixa o Rui muito nervoso!

Os Judeus não celebram o Natal, mas já celebraram o Hanukkah (entre 27 de Novembro e 5 de Dezembro), que não sendo a mais importante festa judaica, é a que ocorre mais perto do Natal. E por isso, para além do cumprimento das tradições que a caracaterizam (como por exemplo, o progressivo acender do candelabro de nove braços durante os 8 dias que dura o Hanukkah), tem sido também um momento de troca de prendas, principalmente entre as crianças. Que ninguém resiste ao "espírito" da época!

http://coatbridgeonline.net/wp/wp-content/uploads/2013/11/hanukkah.jpg



1 comentário:

  1. Vivendo e aprendendo, mas acho que não é razão para se preocupar, acho que não ofende ninguém! É normal irmos aos poucos descobrindo as coisas e as diferenças. Teve muitos hábitos que eu mudei depois de estar aqui, os costumes são diferentes mesmo sendo tão parecidos!

    ResponderEliminar