sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Será que consigo?

São muitas as promessas e resoluções que se fazem no início de cada ano, coisa que raramente faço. Não sei bem porquê, logo eu que gosto tanto de listas. Ainda há poucos dias uma amiga referiu que tinha começado o ano cheia de propósitos, todos muito positivos, sendo que um deles é deixar de fumar. 

Assim, contagiada por este espírito, tentei nestes últimos dias identificar uma mão cheia de coisas que gostaria de fazer acontecer neste novo ano. Coisas pequenas, concretas, fazíveis, que estivessem ao meu alcance e que, a concretizarem-se, representariam pequenas mudanças para melhor na minha/nossa vida. 

Aqui fica, então, a minha pequena e modesta lista de desejos a concretizar em 2015, sem qualquer ordem especial:

1. Dormir mais. Pelo menos 7 horas por noite. Ir para a cama a horas razoáveis, antes daquele momento em que, sentada/deitada no sofá, mais pareço uma zombie de comando na mão a fazer zappings quase de forma inconsciente. 

2. Levantar-me todos os dias úteis da semana 10 minutos mais cedo. Todos os dias, o meu despertador toca às 6:30 e invariavelmente fico na cama até, pelo menos, as 6:45 e depois é uma correria, que me deixa stressada logo de manhã. Mas parece que o corpo está preso à cama, que há uma força superior a comandar os meus movimentos e que me impede de levantar quando o despertador toca. Provavelmente, se conseguir concretizar o desejo n.º 1, seja mais fácil concretizar este!

3. Gastar menos água a tomar banho. No fim do duche fico sempre um tempo infinito debaixo do chuveiro, a sentir a água muito quente a cair-me nas costas. Adoro. Acho que é uma forma de terapia. Infelizmente, nada benéfica para a minha pele, a minha carteira e o ambiente. 

4. Fazer uma panela de sopa, pelo menos, 1 vez por semana e comer menos carne vermelha. Mais uma vez a minha/nossa saúde agradece e (no caso da carne vermelha) o ambiente também. A sopa é uma forma fácil de comer legumes variados, é saudável e todos gostam cá em casa. Quanto a comer menos carne vermelha, por mim, não teria qualquer problema em o fazer. No verão passado estive mais de 1 mês sozinha e durante todo esse tempo não comi uma única vez carne vermelha. Não me fez falta nenhuma. Na verdade, senti-me muito bem. Mas cá em casa não será fácil, que há algumas pessoas que gostam muito de um bom bife!

5. Recomeçar a ir ao ginásio. Preciso mesmo. Preciso muito. E até tenho um incentivo adicional. Como muitos saberão não gosto de cozinhar e refilo muito porque tenho que o fazer todos os dias. Há umas semanas atrás, ainda antes das férias do Natal, estava eu a tentar negociar com o Rui ele começar a cozinhar pelo menos 1 vez por semana, quando ele declara, sem qualquer hesitação, que não se importa nada de cozinhar todos os dias da semana ... ... que eu for ao ginásio! Diabos me carreguem, se não é desta que a coisa vai!

1 comentário:

  1. Como muito pouca carne vermelha (frango e outras aves, como sabes, népia).
    Gosto de peixe (quem diria!!), de marisco.
    E vou ao ginásio (quem diria!!) pelo menos uma vez por semana.
    Mesmo assim, depois de ter deixado de fumar (já lá vão sete anos) nunca mais recuperei o peso que deveria ter (é uma forma simples de dizer que estou gordo).
    Vai ao ginásio!
    Abreijos

    ResponderEliminar