segunda-feira, 25 de maio de 2015

Querido, estou a mudar a casa

Em terra de Invernos rigorosos, assim que chega a Primavera é ver esta gente na rua, a jardinar, a construir, a remodelar. A concretizar os planos e os projectos que germinaram e tomaram forma nos longos meses de Inverno. A mim não me apanham o dia todo no jardim, de rabo no ar, a tirar ervas ou a plantar florinhas. Não consigo, ao fim de 10 minutos estou farta, começo a pensar que não quero passar o meu fim de dia ou o meu fim de semana naquilo e desisto. E muito menos me apanham de martelo ou black & decker, que a minha inabilidade para a bricolage é total e inata.

Mas temos um jardim grande e uma casa antiga, pelo que temos mesmo que investir na sua manutenção, se queremos que ela resista às vicissitudes do tempo. Este ano, o nosso primeiro ano, tivemos que refazer parte da canalização do esgoto (felizmente só a parte que fica no exterior da casa), que estava a entupir com demasiada frequência. Os entendidos dizem que é normal, que a canalização era antiga e que, mais tarde ou mais cedo, seria preciso intervir. A minha teoria é a de que apesar de antiga, nunca esta casa e as suas canalizações tinham tido tanto uso. Cinco alminhas e os seus inúmeros convidados é gente demais para uma só canalização!

E em marcha (lenta) estão mais 2 projectos: refazer o jardim e substituir o chão do nosso Sun Room, para que finalmente lhes possamos dar uso. Mas não é fácil. Só as medições, orçamentos e escolha de materiais levam uma eternidade. Já passou mais de 1 mês e ainda não se vê nada feito. Este pessoal da construção é a mesma coisa em todo o lado, parece que não querem/não precisam de ganhar dinheiro! Há excepções, eu sei, mas a nós só tem calhado a regra!

No jardim, a nossa máxima é "keep it simple", que eu não gosto de jardinar e o meu excelentíssimo marido não tem tempo para estas minudências. Relva por todo o lado (que é relativamente barato pagar a quem a venha cortar) e alguns arbustos, de preferência daqueles que não morrem, mesmo que os tentem matar! No Sun Room optámos por pôr madeira, igual à do resto da casa, que nada se assemelha a um bonito soalho de madeira.

Aqui ficam algumas fotos do "antes":

 (Alcatifa tão linda cheia de nódoas!)

 (O jardim da frente, com os vestígios da reparação do esgoto)

 (O matagal da traseira)

(A cerca que vamos remover)

Daqui a umas semanas (quiçá meses), mostro as fotos do "depois". No entretanto, é rezar a todos os santinhos para que a coisa corra menos mal. Nada como manter as expectativas baixas ... 

1 comentário:

  1. Eu tenho um jeitinho muito especial para essas tarefas.
    Como o Dylan Moran, sempre que a minha mulher me pede algo do género, respondo-lhe simplesmente - chama um homem!! :)))
    Boa semana

    ResponderEliminar