domingo, 12 de julho de 2015

Chicago, again and again

Este fim de semana voltámos a Chicago. Eu e o Miguel. A razão principal foi visitar 2 universidades - Northwestern University e University of Chicago -  aproveitando as visitas guiadas que organizam quase diariamente nesta altura do ano (Primavera e Verão), a pensar no processo de candidatura que os miúdos têm que começar a preparar já em Setembro/Outubro. São visitas muito  promocionais (há que vender o seu produto num mercado em que há muuuuuita concorrência), mas também muito informativas. 

Na Sexta-feira fomos directamente para Evanston, uma cidadezinha que fica imediatamente a norte de Chicago, junto ao lago Michigan, onde fica a Northwestern University, que visitámos nesse mesmo dia. Gostámos muito da Universidade (tamanho médio, campus moderno, uma enorme oferta de cursos e actividades extra-curriculares) e também da cidade, pequena mas diversificada, junto ao lago, o que lhe dá um ar de cidade balnear. 

Depois da visita, fomos até à Downtown Chicago, que fica a cerca de meia-hora de distância, se não houver trânsito ... Desta vez, fomos visitar o Navy Peer, uma zona descontraída, muito animada, de onde partem os barcos que fazem os passeios turísticos no lago. Não fizemos nada de especial. Andámos a pé, sentámos-nos junto ao lago a ver os barcos e comemos um gelado. Mas foi muito bom. 













No Sábado de manhã fomos visitar a University of Chicago, que fica em Hyde Park, na zona Sul de Chicago, onde vivia (e ainda tem casa) Barak Obama, que foi Professor na Law School da University of Chicago, até ser eleito Senador em 2004.  Hyde Park é um oásis dentro daquela que é considerada a zona mais problemática de Chicago (South Chicago), em termos de criminalidade, mas quem visita o campus não sente qualquer insegurança. A Universidade é uma das melhores nos USA, com uma enorme oferta na área das Liberal Arts. Tem um campus grande e urbano, com uma arquitectura mais clássica e mais integrado na comunidade em que está inserido. Gostei das visitas, principalmente da Northwestern University, mas suspeito que o futuro próximo do Miguel não vai passar por Chicago ...

Já fui muitas vezes a Chicago, mas esta foi a primeira vez em que fui só com o Miguel e foi muito bom. Eu já estou naquela fase em que olho para ele e só penso que falta muito pouco para ele abrir asas e voar e por isso sorvo cada momento com ele, às vezes de uma maneira demasiado lamechas para o gosto dele! 

Foi também a primeira vez que conduzi na cidade, o que quase me deixou à beira de um ataque de nervos! Até agora ou fui de comboio, ou o Rui conduziu ou deixámos o carro num dos estacionamentos da periferia da cidade e andámos de transportes públicos. Mas desta vez não dava. As 2 universidades ficam bastante distantes uma da outra e teríamos perdido demasiado tempo nas deslocações. Confesso que quando dei por mim no meio da cidade, rodeada por milhares de carros (era sexta-feira à hora do almoço) senti os meus níveis de stress a subir vertiginosamente, mas correu tudo muito bem. Abençoados telefones inteligentes, com GPS, e abençoado o meu co-piloto que se portou muito bem! 

Como ficámos instalados em Evanston, num hotel junto à Northwestern University, fizemos 4 vezes a North Lake Shore Drive, uma auto-estrada ao longo do Lago Michigan, com uma paisagem de cortar a respiração. Sei que esta Chicago não representa o todo, um todo que não é nada cor-de-rosa, ou não fosse Chicago a cidade mais violenta dos Estados Unidos, mas esta é a Chicago que me atrai uma e outra vez e que me faz ter sempre muita vontade de voltar.







Sem comentários:

Enviar um comentário