quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Freshman orientation

Ainda agora o ano começou, com todo um semestre de aulas pela frente e já fui, na segunda-feira, a uma sessão de apresentação da High School para os alunos que no próximo ano lectivo começam o ensino secundário. Apesar de não ser obrigatório ir e de eu, à terceira, não precisar propriamente de grande orientação, a verdade é que sinto sempre uma obrigação moral de ir. Se não for, sinto que estou a falhar em relação a este filho em concreto. Que não tem culpa nenhuma de ser o terceiro e que merece a mesma atenção e dedicação dos mais velhos.

Neste caso concreto nem tinha como não ir que a Matilde está numa excitação/ansiedade em relação à ida para a High School, e já deixou bem claro que não lhe passa pela cabeça saltar algumas etapas do processo.

A dita sessão foi composta por duas partes. Uma num anfiteatro, em que através de um powerpoint lá ficámos a saber tudo sobre a escola, a matrícula, os prazos, os cursos, e por aí fora. A outra foi no refeitório e era uma espécie de showcase, em que os diferentes grupos tentavam "vender" a sua actividade aos novos alunos, numa verdadeira manifestação das leis do mercado. Havia representantes dos vários clubes de actividades extra-curriculares e dos vários desportos, mas também professores dos vários grupos de disciplinas. Como aqui o currículo dos alunos não é fixo, podendo estes escolher (dentro de certos limites) as disciplinas que querem fazer para cumprir os requisitos que lhes permitirá acabar o secundário, todos procuravam cativar o maior número de alunos possível para as suas aulas.

E a Matilde lá andou a circular e a recolher informação, mostrando uma grande determinação em relação ao que quer e não quer fazer. Agora quer que eu marque uma reunião com o counselor, para começar a definir o seu currículo do 9º ano. E eu olho para ela, e ora vejo uma criança de 12 anos, ora vejo uma jovem pré-adolescente. Em qualquer caso, se há coisa que não lhe falta é motivação e empenho, e vontade de fazer coisas. Acho que os próximos anos vão ser animados!





1 comentário:

  1. A minha mais recente amiga no Facebook.
    Com a mesma idade da minha filha Mariana.

    ResponderEliminar