sábado, 7 de janeiro de 2017

Em 2017 quero ... (parte II)

Renovar/remodelar

Termos comprado uma casa "quase" centenária (a nossa casa foi construída algures na década de 30 do século passado), faz com que hajam sempre inúmeros projectos de manutenção e de renovação na manga, sob pena de corremos o risco da propriedade se desvalorizar mais do que o recomendável. O que mais gostei assim que cá entrei pela primeira vez foi o soalho e portadas de madeira, o armário embutido da sala de estar, a luz do sun room, o lay out circular do andar de baixo. Mas nem tudo é perfeito, claro, o que me tem permitido dar asas à imaginação e descobrir a arquitecta/designer de interiores que há dentro de mim! Já fizemos alguma manutenção (pinturas, janelas da cave e canalização) e renovámos o sun room, tornando-o numa das divisões mais bonitas da casa (ainda que inabitável no Inverno porque não tem aquecimento central). Mas há sempre mais a fazer.

O seu calcanhar-de-Aquiles é, sem dúvida, a cozinha e a casa-de-banho do andar de cima. Felizmente não é uma questão de necessidade, uma vez que ambas estão absolutamente funcionais. É só mesmo uma questão de gosto e de vontade de mudar.


A nossa cozinha é relativamente pequena, tem um chão avermelhado, paredes pintadas de amarelo e armários de madeira escura. Uma explosão de mau gosto! É escura, mesmo nos dias mais soalheiros. Ponto positivo: tem fichas eléctricas em número suficiente, algo que achei nunca conseguir dizer... 



A minha ideia é ter o chão de madeira (como no resto da casa), paredes e armários brancos, e ainda não decidi como quero as bancadas. Há a hipótese se deitar parcialmente abaixo a parede que divide a cozinha da sala de jantar, e fazer um balcão a dividir as duas, mas a verdade é que não gosto muito da ideia de ter uma cozinha aberta para a sala. 

A casa de banho do andar de cima é uma verdadeira pérola. Para início de conversa, é cor-de-rosa (chão, sanita, banheira e azulejos até meio da parede)!  Ultrapassado o choque inicial, se olharmos bem, até lhe conseguimos descobrir um certo charme, meio retro, meio vintage! Mas é preciso olhar mesmo bem! Ponto positivo: Tem uma enorme janela, um luxo! 



A sua renovação é ainda um projecto em construção, na minha cabeça, que é onde todos começam e por lá permanecem durante um tempo, em maturação. Para este ano, e mais uma vez, prevejo muitas idas ao Ikea!

1 comentário:

  1. De vez em quando sabe bem, e faz bem, mudar o ambiente.
    Andamos a acabar de fazer isso em minha casa.
    Boa semana

    ResponderEliminar