quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Em 2017 quero ..

Passear/viajar


Até 2003, ano em que nasceu a Matilde, viajar estava sempre na lista de desejos concretizados. Todos os anos acompanhava o Rui em pelo menos uma das muitas viagens profissionais que sempre fez. Primeiro íamos só os dois, mais tarde com a Mafalda e, às vezes, com o Miguel. Sempre achei que era uma das coisas boas que lhes podíamos proporcionar ao longo da infância e adolescência. Viajar, conhecer sítios, pessoas, línguas e culturas diferentes. Abrir-lhes os horizontes, expô-los à diversidade. 

Depois veio a Matilde e começou a ser mais difícil. Primeiro porque era pequenina e não era fácil os meus pais, mais velhotes, ficarem com ela, ou com os 3. Depois veio a crise e não havia dinheiro para viajar, muito menos os 5. De certa maneira foi um período cinzento, sem o nervoso miudinho e a excitação que planear e concretizar as viagens sempre me proporcionaram, apesar de ter sido um período com outras coisas boas, como foi a reconstrução e a mudança para a nossa casa do Restelo. Quando não dá para tudo, tem que se fazer escolhas e se não me arrependo das que fizemos, tenho pena que viajar tenha sido relegado para a lista das coisas não essenciais. 

Desde que viemos para os Estados Unidos, temos feito algumas viagens, não tantas como gostaria, mas as possíveis, tendo em conta as disponibilidades de cada um. A verdade é que à medida que os miúdos vão crescendo, as suas responsabilidades vão aumentando e não  tem sido fácil conciliar os períodos de maior estudo de cada um, os treinos e os jogos, já para não falar de gostos e preferências de cada um que nem sempre são conciliáveis. Por isso, o novo lema por estas bandas é: Amigo não empata amigo! Se um de nós não pode, ou não quer, vão os outros. 

Tenho muitas ideias a fervilhar e muita vontade de as começar a concretizar. Uma delas, que já está prometida, é uma ida a New York com a Matilde, o que faremos em meados de Abril, num fim de semana prolongado, que NY no Inverno não é grande ideia. A última vez que lá estive foi em 2007, pelo que está mais do que na altura de regressar. Sei que há uma série de coisas novas que quero conhecer, mas como será a primeira vez da Matilde na Big Apple teremos mesmo que visitar os clássicos, o que sabe sempre bem



 My travel buddies in 2007 - Times Square

 Central Park


(To Be Continued)

2 comentários:

  1. Nova Iorque é uns dos muito prováveis destinos para as férias de Verão este ano.
    Estou ansioso por conhecer.
    Sabes o que é mais importante?
    Deixarmos os filhos viverem essas experiências, ficarem com essas memórias.

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as tuas palavras! NYC em 2007 foi muito bom !

    ResponderEliminar