domingo, 14 de maio de 2017

Férias repartidas: New York

E lá fomos, eu e a Matilde, passar um fim de semana prolongado a NY. Foi muito cansativo, como todo o turismo de cidade é, nada a fazer, mas foi muito bom. O nosso hotel era muito central (a 2 quarteirões de Times Square), o tempo esteve razoável, com temperaturas primaveris e nada de chuva (ao contrário do que durante algum tempo esteve previsto), e a minha acompanhante é do mais descomplicada possível.

Como foi a primeira vez da Matilde em NY tivemos mesmo que ir visitar aqueles sítios mais emblemáticos (infelizmente também os mais concorridos - filas, filas e mais filas, uma canseira), mas aproveitei para visitar sítios novos, que surgiram nos últimos 10 anos e de que já tinha ouvido falar muito. 

Subimos o Empire State Building, fomos à Estátua da Liberdade e à Ellis Island. Passeámos na High Line e no Central Park. Visitámos a St. Patricks Cathedral, a Grand Station, o Rockefeller Center, o Memorial do 11 de Setembro (9/11 Memorial) e o Whitney Museum. Por recomendação da minha irmã optámos por este último em detrimento do MoMa (de que gosto muito) ou do Metropolitan Museum of Art (um dos melhores museus do mundo), mas em retrospectiva, acho que não foi a melhor opção. A Matilde não achou piada nenhuma (arte demasiado moderna, até para mim, confesso), o que declarou assim que entrámos na primeira sala e esteve o tempo todo sentada num dos bancos do Museu, no telemóvel, a navegar nas redes sociais, enquanto eu dei uma volta.

Para além disto, passeámos em Times Square (todos os dias, a várias horas do dia, já que ficava no caminho para o nosso Hotel), onde num dos dias encontrámos amigos de Lisboa (ex-chefes dos escuteiros do nosso Agrupamento de Linda-A-Velha), fizemos compras na  5th Avenue e fomos ver um musical à Broadway. Fomos ver o Chicago, num dos teatros emblemáticos da Broadway, e apesar do preço elevado dos bilhetes, acho que é uma daquelas coisas que vale mesmo a pena fazer. 

Andámos muito a pé e de metro (comprámos um daqueles bilhetes que dão para vários dias), que continua feio, sujo e muito mal-cheiroso! Comemos onde deu jeito, já que a parte da comida é algo a que, em viagem, não dou grande prioridade. Com uma excepção - uma das noites fomos jantar a um restaurante Italiano que nos tinha sido recomendado pelo namorado da Mafalda, e que até nem ficava muito longe do nosso hotel. Comemos muito bem, num restaurante muito típico (nada americanizado), com um bom ambiente e preços muito razoáveis. Quando entrei pensei logo que podia estar a entrar num restaurante no Bairro Alto! Não fizemos reserva, mas tivemos muita sorte. Quando chegámos havia 3 pequenas mesas livres, 5 minutos depois o restaurante estava cheio e as pessoas que chegavam eram informadas de que teriam que esperar 40 a 45 minutos (o que para uma teenager é uma eternidade). Se estiverem a planear visitar NY brevemente, chama-se Tavola e fica na 37th com a 9th.

E agora algumas fotos:



 (Rockfeller Center)

 (Empire State Building)

 (Empire State Buiding)
 (Fifth Avenue)

 (Grand Central Station)

 (Times Square)


(Memorial do 9/11)

 (Memorial do 9/11)

 (Memorial do 9/11)

 (Brooklin Bridge)

 (Estátua da Liberdade)

 (Estátua da Liberdade)

 (Estátua da Liberdade)

 (Ellis Island)

  (Manhattan)

 (Central Park)

 (Broadway)

(Broadway)

(Radio City)

 Última Selfie!

(O nosso hotel)

1 comentário:

  1. No Verão estamos indecisos entre fazer um cruzeiro ou ir a Nova Iorque.
    A Mariana, que é uma fidalga, quer fazer um cruzeiro.
    E o que a Mariana quer para mim é mais que lei.
    Boa semana

    ResponderEliminar