sábado, 25 de novembro de 2017

A Portuguese-Australian-Italo-Swedish-Spanish-American Thanksgiving!

Cuidado, o título pode induzir-vos em erro. Tivemos um Thanksgiving muito multicultural, sem dúvida, em termos de nacionalidades representadas à mesa, mas muito americano em (quase) tudo o resto, e nem poderia ter sido de outra maneira ou não fosse esta uma das mais importantes festas americanas.  E como se costuma dizer, "em Roma, sê Romano". Houve, claro, perú assado recheado, doce de cranberry, bata doce, feijão verde, e tarte de abóbora. Mas também houve tortilla espanhola, arroz à portuguesa e bolo de chocolate da Mafalda! 

Este ano, o jantar foi em nossa casa, pelo que ficou a nosso cargo assar o perú. Uma grande responsabilidade! Mas descobri alguns truques, o mais importante deles de que se pode assar o perú dentro de um saco (próprio para o efeito) que, não só acelera a assadura (demorou cerca de 2,5 horas), mas também evita que o perú fique muito seco. E ficou muito bom. Infelizmente comeu-se quase todo... Partir o perú, principalmente um com quase 7 Kg, é sempre um desafio, felizmente há o google ... e o Stephen. Estava a Cecília e a Mafalda, de tesoura em riste, a googlar "how to carve a turkey", quando chegaram os nossos amigos Stephen & Catherine, mesmo a tempo de o único americano presente exibir os seus dotes e a sua experiência de muitos anos! 

Como disse uma amiga, apesar de todos os ups and downs (e ultimamente os downs têm sido mais do que muitos) há que agradecer a este país a oportunidade e a naturalidade de nos sentarmos à mesa com pessoas oriundas de tantos países diferentes para celebrar o Thanksgiving. E se há coisa que aprecio, e agradeço, é esta vivência multicultural, de que usufruo todos os diase que enriquece mais do que muitas aulas de história. 





Sem comentários:

Enviar um comentário