quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Gerrymandering

Uma palavra muito estranha, que descreve uma realidade muito complexa e que se tornou um dos grandes problemas da política norte americana. Não sei porquê mas achei que este seria um bom tema no rescaldo do Carnaval e do dia dos Namorados (que dupla, valha-me Deus, como se um não fosse suficiente ...)

Mas o que significa gerrymandering? Muito resumidamente, significa a manipulação dos limites dos distritos eleitorais com o objectivo de beneficiar um determinado partido político em eleições. Através do gerrymandering, um partido consegue eleger mais representantes com menos votos. Imaginem por exemplo, umas eleições num determinado Estado, em que um partido consegue 60% do voto popular, mas por causa da forma como os distritos eleitorais estão divididos, só consegue eleger 40% dos candidatos aos lugares disponíveis. Um verdadeiro atentado aos princípios básicos da democracia, certo?

Infelizmente, uma prática que os Republicanos usaram (e abusaram) nos últimos anos para eleger mais representantes, muitos deles em distritos influentes. O abuso foi tal que se tornou num verdadeiro escândalo. Mas parece que os Democratas acordaram para a vida e estão finalmente a criar e a desenvolver estratégias a nível nacional (num esforço em que contam com o valioso apoio de Barak Obama, nesta sua nova vida pós White House) para, se não acabar, pelo menos reduzir substancialmente o problema quando decorrer a próxima grande reforma  dos mapas eleitorais a decorrer a nível nacional em 2021.

Sei que este é um problema demasiado técnico para atrair a atenção das massas, mas é suficientemente importante para que não seja ignorado. Para quem tiver curiosidade, este artigo do Washington Post descreve bem, ainda que de forma bastante simplista, o processo:
https://www.washingtonpost.com/news/wonk/wp/2015/03/01/this-is-the-best-explanation-of-gerrymandering-you-will-ever-see/?utm_term=.c8d88e6c2bcb

Costuma dizer-se que a democracia é um mal menor. Não é um regime perfeito, longe disso, e nunca será, porque é criado pelo ser humano e o ser humano não resiste a fazer merda, mas ainda não se conseguiu criar um melhor, que eu saiba, pelo que há que a acarinhar e proteger das poderosas investidas anti-democráticas que, nestes dias, parecem vir de todos os lados (mas de uns mais do que de outros).

Sem comentários:

Enviar um comentário