quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Trump bubble

Quão grande é a bolha em que vive o Trump, e a sua família, amigos e apoiantes fanáticos? Não sei, mas é grande o suficiente para que nos preocupemos com o futuro, para além de que tem uma comprovada capacidade de mobilização e conta com o apoio incondicional da poderosa Fox News, que se tornou no seu principal meio de comunicação de massas e que tem uma audiência de milhões. 

Mas mais preocupante ainda é ver os Republicanos mainstream, que não sendo seus apoiantes fanáticos, muito antes pelo contrário, engolem todos os sapos que ele diariamente lhes atira à cara, porque não querem perder, ou sequer pôr em risco, esta oportunidade única de aprovarem as políticas hiper-conservadoras de direita com que sonham há muitos anos e que até agora não tinham o aval da Casa Branca. E é vê-los a atacar o estado social, o ambiente, e as minorias; a reduzir os impostos das empresas e dos mais ricos e a desregular o mercado (e não só). Tudo a uma velocidade vertiginosa, que em Novembro há eleições intercalares e o risco de perderam a maioria na Câmara de Representantes e/ou Senado é real. 

O problema é que quando estas pessoas "normais" nada dizem, não reagem, remetem-se ao silêncio, numa cumplicidade (mais ou menos passiva) com as alarvidades que este presidente faz e diz numa escala nunca antes vista, a loucura normaliza-se, e isso é alarmante. 

Mas nem todos embarcam nesta loucura colectiva, há vozes dissonantes e há mesmo quem diga que o Partido Republicano está a seguir um caminho suicida, que levará à sua auto-destruição.  Ainda estamos a vários meses das eleições mas já foram vários os Republicanos que anunciaram que não se vão recandidatar porque temem o confronto com o seu eleitorado mais moderado que sendo conservador, não apoia incondicionalmente muitas das medidas mais radicais que têm sido aprovadas ou o discurso radical e lunático do presidente. Quero acreditar que há uma luz (ténua) ao fundo do túnel.

2 comentários:

  1. Se acompanhares o meu blogue vês por lá umas almas penadas, que se escondem atrás de um nome falso, e que me cortam na pele cada vez que dou pancada no cretino do Trump.
    Mais fiéis que crentes religiosos.
    Não vale a pena, não têm cura, são os piores cegos, os tais que não querem ver.

    ResponderEliminar
  2. De uma maneira muito básica, quando penso no ponto em que chegamos, culpo sempre, os republicanos com inteligência, esses eram os únicos que poderiam ter feito alguma coisa...não o fizeram...Os fanáticos estão felizes da vida, mas os conscientes? Eram os únicos que conseguiriam tentar impedir...

    ResponderEliminar