terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Um Sábado robótico!

Todos os anos, no primeiro semestre, a escola da Matilde oferece robótica como actividade extra-curricular. No ano passado, achámos melhor ela não participar, tendo em conta que (quase) toda a sua energia era canalizada para a aprendizagem do inglês. E a última coisa que ela precisava era de mais uma fonte de esforço e stress. Este ano, ultrapassada que está a barreira da língua, quis participar e anda toda entusiasma.

É uma actividade exigente e intensa, que decorre tendo em vista a participação numa competição, que começa por ser local. Depois, para um conjunto menor de equipas, será estadual e, finalmente, para um conjunto ainda menor, será nacional. A competição tem várias vertentes, sendo que a mais interessante é, obviamente, a que envolve robótica propriamente dita. Cada equipa tem que construir um robot e programá-lo para fazer uma série de tarefas predeterminadas.

No fim de semana passado foi a competição local - aquela que reúne as equipas de Urbana-Champaign. Centenas de miúdos, muitas equipas (cerca de 30), e um programa intenso. A equipa da escola da Matilde era composta por 8 miúdas - a única equipa exclusivamente feminina! A maioria das equipas era mista, mas com predominância de rapazes, e algumas, em menor número, eram exclusivamente masculinas. Provavelmente não será ainda esta a geração que vai quebrar com o domínio masculino (pelo menos em quantidade) nas áreas da engenharia e tecnologias ...

A equipa da Matilde arrasou! Ficou muito bem classificada e avançou para a competição a nível estadual, que será em Janeiro. Way to go, girls!





1 comentário: