domingo, 21 de janeiro de 2018

One down, three more to go ...

Fez ontem um ano que o Trump tomou posse e as saudades e nostalgia dos tempos do Obama são tantas que às vezes até doi. Vive-se hoje numa América totalmente polarizada e dividida em que os espaços de consenso escasseiam e os que existem são relegados para planos obscuros como se qualquer tentativa de entendimento e de compromisso fosse uma traição à causa. Os que, como eu, anseiam pelo fim desta era, agarram-se a tudo o que nos permite relembrar a era Obama num misto de nostalgia e esperança.

Há vários meses que sigo a conta de Instagram de Pete Souza (fotógrafo oficial de Obama durante toda a sua presidência) que se transformou numa espécie de terapia colectiva, como Bárbara Reis do Público lhe chamou, no seu artigo Nostalgia por Obama torna livro de Pete Souza um blockbuster inesperado, que acabei de ler.  

Com quase 2 milhões de seguidores no Instagram, Pete Souza vai diariamente publicando fotos de Obama, muitas das vezes relacionadas com factos ou notícias do dia e que mostram de forma poderosa o contraste entre estes dois homens e tudo o que representam. Por exemplo, no dia em que se soube que o Trump tinha cancelado a visita a Londres, Pete Souza publicou uma foto de Obama em Londres, em 2016, a cumprimentar um polícia. No dia em que os media resolveram questionar se Trump sabe a letra do hino americano, Pete Souza publicou uma foto de Obama com a mão no peiro e a legenda "yes, he knew the words". E por aí fora, quase todos os dias.  

Ainda não comprei o livro do Pete Souza (Obama: An Intimate Portrait) porque está esgotadissimo desde antes do Natal, mas este está destinado a vir parar cá a casa ASAP! Há dias vi a entrevista que Obama deu recentemente a David Letterman no seu programa de entrevistas da Netflix, My next guest needs no introduction, e também gostei muito. É que além de tudo o resto, o homem destila charme por todos os poros! 

 One down, three more to go, e esperar que o pesadelo termine.

2 comentários:

  1. Só passou um ano.
    E parece uma eternidade!!!
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  2. Nunca vou esquecer o dia da eleição, algo me dizia que ele iria ganhar, fui dormir tremendo, sabendo que o mal estava por vir... O Jorge me acorda já quase no outro dia, passado, inconformado,eu me sentia doente, resignada... tirei um dia de férias, não conseguia ir trabalhar, me doía o corpo, a alma... fui à lavanderia, ficava vendo a roupa a rodar e a pensar no fim do mundo... Ainda estamos aqui, passou um ano...mas queria tanto que esse pesadelo acabasse,alguma normalidade no mundo...Felizmente, aparentemente ele é demasiado estúpido para ter uma "agenda" , mas meu Deus! Onde estão os heróis que surgem de quando em quando e salvam o mundo!Isso já está indo muito longe! ( Isso de assistir numa semana Handmaid´s Tale não me fez bem!)

    ResponderEliminar