sexta-feira, 2 de março de 2018

E se ...

No outro dia, vindo não sei de onde, a Matilde perguntou-me se eu acredito na ideia de que a nossa vida está pre-determinada, e eu respondi imediata e inequivocamente que não. E é a mais pura das verdades. Não acredito que as coisas estejam pre-determinadas e não acredito no "destino". Acredito que as coisas acontecem em consequência de escolhas/decisões conscientes ou inconscientes das pessoas enquanto seres autónomos, e que uma escolha condiciona todas as que se seguem, seja nas coisas grandes, seja nas pequenas.

E às vezes, confesso, levo as coisas um bocadinho ao exagero, nesta ideia de achar que tanta coisa depende das escolhas que se fazem. Acho que a maior parte das pessoas pensará nas consequências das suas decisões quando estão em causa coisas importantes. Mas eu penso nisto mesmo quando estão em causa as decisões mais banais. 

Por exemplo, posso ir para o meu trabalho por 2 caminhos diferentes, muito semelhantes em termos de distância e duração da viagem, pelo que é verdadeiramente indiferente se vou por um ou pelo outro. E muitas vezes de manhã, quando chego à bifurcação em que tenho que decidir se vou em frente ou viro à esquerda (principalmente nos dias em que apanho o semáforo vermelho que me obriga a parar), penso na escolha que vou fazer, e penso no quão poderá condicionar tanta coisa no meu futuro. Tipo, e se decidir virar à esquerda e mais à frente tiver um acidente que me deixa toda feita num oito? Coisa que não aconteceria se tivesse decidido ir em frente. 

Outra coisa que me fascina é esta coisa do "e se ...". Tenho a vida que tenho porque as coisas aconteceram de uma determinada maneira, mas e se ... ? E se eu/os meus pais não tivessemos decidido que eu ia tirar a carta ao ACP quando fui? Não teria conhecido o Rui, não nos teriamos casado, os meus filhos não existiriam, eu estaria a viver noutro sítio e a fazer uma coisa completamente diferente. E o mais incrível é que às vezes são escolhas aparentemente inofensivas que acabam por determinar tanto coisa importante nas nossas vidas.

1 comentário:

  1. Não penses tanto, deixa o irracional muitas vezes passar o racional.
    É saudável.
    Boa semana

    ResponderEliminar