sábado, 24 de março de 2018

March for ...


March for Life vs. March for our lives

Muito diferente. Mas à vista desarmada, para os mais desatentos ou menos informados, pode parecer a mesma coisa. Vivemos na era dos slogans e dos sound bytes, da mensagem rápida e eficaz, onde cada palavrinha vale muito. E neste caso, falamos de coisas muito diferentes.

March for life são as tradicionais manifestações contra o aborto. Muito frequentes nas últimas décadas, principalmente em momentos eleitorais ou quando algum Estado ou o governo federal legisla sobre esta matéria. Mas não só. Em algumas cidades, normalmente pequenas cidades, algumas destas manifestações existem em permanência em frente às clínicas onde se fazem abortos. São normalmente promovidas e apoiadas por republicanos conservadores e organizações religiosas cristãs.

March for our lives são as manifestações que hoje decorrem um pouco por todo a América (e não só), mas principalmente em Washington DC, onde convergiram milhares de pessoas, contra a violência causada pelas armas (gun violence). Os seus mentores iniciais foram estudantes da Florida, sobreviventes do último massacre numa escola de Parkland, mas rapidamente receberam o apoio de muitos políticos, grupos anti-armas, intelectuais e artistas. As fotos aéreas de algumas destas manifestações são impressionantes pela mancha humana que mostram, mas não nos iludemos, a América profunda é maioritariamente pro-guns, e já nos mostraram que são igualmente capazes de se mobilizarem, ainda que normalmente não em manifestações de rua.

Acabei de ir buscar a Matilde à que foi organizada aqui em Urbana-Champaign, pequena, como seria de esperar, mas ainda assim bem concorrida, apesar de estar muito frio e a nevar à horas ... 

Sem comentários:

Enviar um comentário