sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Thanksgiving


Estamos em contagem decrescente para o Thanksgiving, um dos mais importantes feriados nacionais nos Estados Unidos. E como as Universidades e as escolas encerram por alguns dias, o entusiasmo à sua volta é enorme.

O primeiro Thanksgiving remonta a 1621, ano em que um grupo de Pilgrims se reuniu, à volta de uma mesa, para celebrar e agradecer terem conseguido sobreviver mais um duro inverno e o sucesso das colheitas. Tornou-se feriado nacional em 1863, em plena guerra civil, por decisão de Abraham Lincoln.  

Actualmente, celebra-se na 4ª quinta-feira do mês de Novembro e marca o início da holiday season, que se prolongará até à passagem do ano. 

É um fim-de-semana prolongado, em que as famílias se reúnem, o que significa uma gigantesca movimentação de pessoas em todo o país. A confusão nas auto-estradas e nos aeroportos, os atrasos dos aviões, tudo agravado pelo mau tempo que nesta altura do ano já se faz sentir um pouco por todo o norte do país, são um clássico desta época. 

Tudo começa com um grande jantar na 5ª feira, uma mesa grande, toda decorada, em que não pode faltar o tradicional perú assado recheado, puré de batata doce, baked potatos, legumes e saladas, tarte de abóbora e tarde de maçã (a minha favorita, sempre!).

Nós vamos jantar com os outros portugueses que vivem em Urbana-Champaign – a Cecília, casada com o Tom, australiano e a sua bebé Amy de 8 meses e o Daniel, casado com a Christine, canadiana, e a sua bebé Beatriz de 2 meses. É um grupo muito simpático, em que tentamos falar inglês, para que o Tom e a Christine não se sintam deslocados, mas em que invariavelmente acabamos a falar alto, sobre Portugal e em português! Nada a fazer!

Este ano o jantar será em casa da Cecília e do Tom. O perú já está encomendado. Cozinhá-lo está a cargo do Tom. O resto das tarefas estão divididas. Vai ser divertido. Será o início de uma "nova tradição"?

1 comentário:

  1. Você sabe que eu fui Au.pair nos EUA, não é? Foi quando eu conheci o Jorge.
    Bem, no thanksgiving, fomos à casa da Xana e do Diogo ( atmabém do dep. de matemática), que estavam lá nesse ano. E acho que ele fez arroz de pato. Então, meu host father me perguntou onde eu ia passar o thanksgiving, e eu disse que iria a casa de uns amigos, daí ele perguntou se teria peru, e eu respondi que não, era arroz de pato... Daí ele perguntou: Ah! É assim que os portugueses comemoram o thanksgiving?
    E comecei a rir, e disse que os portugueses não comemoravam o thanksgiving!
    Ele: Ah! É mesmo!
    Todos rimos muito!

    ResponderEliminar