domingo, 13 de julho de 2014

1989

Estava eu ainda a ruminar acerca disto de fazer 25 anos de casada - parece que foi ontem, passou tão depressa, que horror estou a ficar  velha, etc. e tal - e comecei a tentar lembrar-me de como era a minha vida e o mundo em 1989. Esse ano foi de grandes mudanças para mim: casei-me (em Julho), acabei o curso de Direito (em Outubro) e vim viver para os Estados Unidos (em Novembro). E eu, que sempre tinha tido uma vida tão pacata, de repente sinto que tudo me começa a acontecer, a uma velocidade alucinante e sem grande planeamento.

Lembrei-me logo que 1989 foi o ano da queda do Muro de Berlim. Lembrei-me que tinha acabado de chegar aos Estados Unidos e, para nós, esse foi um acontecimento marcante, que seguimos nas notícias durante sei lá quantos dias. No ano anterior, tinhamos feito Inter-rail e uma das nossas paragens foi precisamente Berlim, onde passámos 4 ou 5 dias. Nesse Verão de 1988, tivemos oportunidade de passear por uma Berlim dividida. Estivemos junto ao Muro, vimos os guardas do "outro lado" nas suas torres de vigia, visitámos o museu Checkpoint Charlie, onde estão eternizadas as histórias das fugas mirabolantes e corajosas que alguns conseguiram concretizar para atravessar o Muro. E fomos passar um dia a Berlim Oriental, uma experiência única, que se transformou numa história que recordamos muitas vezes. Principalmente quando estamos com colegas do Rui que viveram a sua infância na Europa de Leste, e que têm sempre muitas histórias para contar (adoro estes encontros, normalmente à volta da mesa, que de repente se transformam numa incrível aula de História).  

(Esta é a única foto dessa viagem a Berlim que tenho para mostrar, 
todas as outras estão ainda nos caixotes ...)

Por curiosidade, fui ver que outras coisas importantes aconteceram em Portugal e no mundo nesse já longínquo ano de 1989. No mundo, aproximava-se o fim da Guerra Fria: foi o ano em que a União Soviética retirou as suas tropas do Afeganistão e nomeou Mikhail Gorbachev presidente; A Roménia viveu a sua revolução e executou Ceausescu e a mulher, em pleno dia de Natal e com direito a transmissão televisiva em directo; Na China, viveram-se os protestos na Praça Tiananmen e no Médio Oriente, o Ayatolla Komeini sentenciou Salman Rushdie à morte por ter publicado "Os Versos Satânicos".

Os Estados Unidos começaram o ano com a tomada de posse de Bush-pai como Presidente e acabaram a invadir o Panamá na tentativa de capturar Manual Noriega. Pelo meio, assistiram (assistimos todos) a uma das maiores tragédias ambientais de sempre: o derrame de petróleo do Exxon Valdez no Alasca.

Em Portugal, Cavaco Silva era Primeiro-Ministro e Mário Soares Presidente da República. Começaram as privatizações das empresas públicas e também o primeiro "Quadro Comunitário de Apoio" que durante vários anos injectou milhões de euros europeus no país. Foi também o ano em que Portugal foi campeão do mundo de futebol de sub-20. Não tinhamos o Cristiano Ronaldo, mas tinhamos o Figo, o Rui Costa e companhia. E foi o ano em que os Da Vinci ganharam o Festival da Canção com "O Conquistador"!

E fico por aqui, que o Baú não tem fundo... Olhando para trás, vivo nesta dualidade: parece que foi ontem e ao mesmo tempo há uma eternidade. E acho que assim continuará.

1 comentário:

  1. 25 anos de licenciatura que os nossos colegas comemoraram em grande.
    Como estamos longe....

    ResponderEliminar