domingo, 20 de julho de 2014

Começo a sentir-me em casa

Mudar de casa e ir viver para outro lado, quer seja para outra cidade ou para outro país, não é fácil. Demora até nos começarmos a sentir em casa. É um cliché, mas é verdade: Há coisas que só o tempo trás! Mesmo que a mudança tenha sido para melhor, mesmo que nos tenhamos sentido bem e bem vindas no novo lugar, nunca é uma coisa imediata. É fácil encontrar um novo sítio para as nossas coisas, mas não é fácil construir um novo espaço para nós. 

Só agora começo a conhecer os cantos à casa, como se costuma dizer. Já tenho as minhas rotinas e já tenho um conjunto de referências que me fazem sentir à vontade. Já sei onde posso comprar o melhor pão, apesar de nem sempre lá ir, que há dias em que é preciso simplificar.  Se preciso de cortar o cabelo já descobri um cabeleireiro que gosto. Se preciso de fazer uma baínha numas calças, já descobri uma costureira que faz arranjos. Se preciso de dar roupa e calçado que já não servem aos miúdos, já sei onde posso ir levá-los. Quando vou ao café e não peço o habitual (é raro, mas acontece!), o empregado olha para mim como que a confirmar que ouviu bem.

São coisas pequenas, cada uma por si não tem muito significado, mas todas juntas dão-nos a sensação de pertencer a um lugar. E com isso vem uma tranquilidade, que sabe bem. Acho que um dia destes me vou atrever a escrever um post intitulado "A minha cidade"!

Esta semana que agora começa vai ser de mais mudanças. Para a casa nova (que não é nova, mas é nova para nós). Mais uma vez sei que vai ser fácil lá encaixar as nossas coisas, mas vai demorar um pouco mais a senti-la minha.


1 comentário:

  1. Construir um lar demora um bocadinho.
    E é disso que se trata, não é?
    Boa semana!

    ResponderEliminar