sábado, 21 de fevereiro de 2015

Paris, Paris!

Daqui a uns dias o meu excelentíssimo marido ruma a Paris, em viagem de trabalho. E isso levou-me numa viagem back in time, em busca de momentos que estavam adormecidos na minha memória. Já lá não vou há muito tempo, que a visita relâmpago de 2013, a aproveitar uma escala de 6 horas no aeroporto Charles de Gaulle, não conta!

Mas começando pelo princípio, a primeira vez que lá fui foi em 1988, com o Rui. Foi uma das paragens da nossa viagem de inter-rail. Na verdade, fomos lá 2 vezes nessa viagem. À ida e à volta, que a cidade merecia e ficava em caminho. Na altura adorei! Ficámos no parque de campismo e andámos por todo o lado. Num dos últimos dias, reunimos todos os tostões que ainda nos restavam e fomos jantar na esplanada de um restaurante italiano nos Champs Elysees. Pedimos o prato mais barato do menú, esparguete à bolonhesa! Infelizmente, as fotos que tenho dessa viagem são tão más que não fazem jus aos momentos vividos. 

Depois, voltámos lá em 1990, com os meus pais. Na altura, já estávamos em Minneapolis e no Verão, quando fomos a Portugal, regressámos aos USA a partir de Paris. Fomos de carro, no Renault 19 que o meu pai tinha na altura, e ficámos lá uns dias, que os meus pais não conheciam a cidade. Ao rever as fotografias dessa viagem tive uma surpresa: não me lembrava nada de a minha irmã e o Carlos terem ido connosco, mas lá estão eles, que as fotografias não mentem. Tenho quase a certeza que não fizeram a viagem de carro connosco, pelo que deviam estar de férias em França e foram ter connosco.



Em Maio de 2003, aproveitando uma conferência do Rui, voltámos. Eu estava muito grávida da Matilde. A Mafalda foi connosco. O que mais recordo desta viagem é o entusiasmo dela, então com 9 anos, naquela que foi a sua primeira viagem ao estrangeiro com os pais. Subimos à Torre Eiffel. Fomos ao Louvre ver a Mona Lisa. Estivemos numa fila infindável, que lentamente ía passando em frente ao pequeno quadro, protegido por um vidro à prova de bala. Passeámos nos Champs Elysees e em Montmartre. Lembro-me que um dos sítios que ela mais gostou foi o Centro Georges Pompidou. 

Depois, só voltei a Paris em 2013, com o Miguel e a Matilde, numa visita à japonês. Chegámos ao aeroporto Charles de Gaulle de madrugada, vindos dos USA. Como estávamos sem as malas e tinhamos 6 horas de espera à nossa frente, resolvemos ir de metro até à Torre Eiffel. Estava um dia cinzento e um frio de rachar. Tirámos umas fotos para a posterioridade e voltámos a correr para o aeroporto, que o avião para Lisboa não esperava! 


Claramente, está na altura de lá voltar! 


2 comentários:

  1. Continua a ser a minha cidade favorita.
    É tudo LINDO.
    Também tenho que lá voltar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Paula,

    Passei lá este fim de semana com o Lourenço!! Já não íamos lá desde 1997 e adorámos mais uma vez! Bj

    ResponderEliminar