quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pescadinha de rabo na boca

Se não tens história de crédito, não te dão um cartão de crédito. Se não tens cartão de crédito, não consegues construir a tua história de crédito! 

Só agora, um ano e meio depois de aqui chegar, consegui quebrar este círculo vicioso. Só agora consegui ter um cartão de crédito. Não é que me faça muita falta, mas, às vezes, dá jeito. Para fazer compras online, de que, aos poucos, me vou tornando fã, ou para fazer check in num hotel, ou para alugar um carro. 

Nos Estados Unidos, muita coisa está dependente da tua história de crédito. Se não tens, não consegues ter crédito. Quando comprámos a nossa casa, por exemplo, o banco não me emprestou dinheiro. Não tinha história de crédito. O empréstimo ficou só em nome do Rui. A casa é nossa, mas a dívida é só dele! 

E como se consegue construir uma história de crédito? Os jovens muitas vezes  começam através dos pais, que autorizam o banco a emitir um cartão em nome dos filhos. E à medida que estes vão usando o crédito de forma responsável, a sua história de crédito consolida-se, permitindo-lhes, mais tarde, pedir um empréstimo para comprar um computador. Depois um carro. Uma casa. E por aí fora.

No meu caso, abri uma conta bancária, onde o meu ordenado é depositado todos os meses e que mantive com um saldo médio o mais elevado possível. Ao fim de alguns meses, 9 meses para ser exacta, o banco deu-me um cartão de crédito, com um limite de crédito muito baixo. Durante os próximos meses, vou usar apenas uma parte desse crédito e pago a totalidade no final do mês. E daqui a uns meses, quando o "sistema" perceber que sou uma pessoa de bem, vai ser o banco a andar atrás de mim, a impingir-me mais um cartão, com um limite de crédito superior e mais não sei quantas "vantagens". 

A história de crédito de cada um é mantida por umas quantas agências que funcionam a nívea nacional  e que a disponibilizam a quem tem que tomar a decisão de conceder ou não  crédito a pessoas ou empresas, seja bancos ou outras entidades. Está tudo lá. Big brother is watching you!




4 comentários:

  1. "Ao fim de alguns meses, 9 meses para ser exacta, o banco deu-me um cartão de crédito"
    Então não está tudo bem explicado?
    Período normal de gestação.
    Não querias ter uma cartão de crédito prematuro, não é?? :))))
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  2. Olá sou deputada, Louis Sonia Am um emprestador empréstimo legítimo e confiável dar empréstimos
    em um termos e condições claros e compreensíveis na taxa de juros de 2%. A Partir De
    USD 12.000 dólares para 8000 mil dólares, euros e libras somente. Eu dou a empréstimos de negócio,
    Empréstimos pessoais, empréstimos estudantis, empréstimos de carro e empréstimos para pagar as contas. Se você
    precisa de um empréstimo que você tem a fazer é para você entrar em contato comigo diretamente
    em: louissonia1986@hotmail.com
    Deus Te Abençoe.
    Atenciosamente,
    Mrs Louis Sonia
    Email: louissonia1986@hotmail.com


    Nota: Toda a resposta deve ser enviada para: louissonia1986@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Empréstimos e Financiamentos rápida a Senhora Branco Francisca ( branco.francisca4@gmail.com )

    Olá, o Sr. e a Sra.
    oferta de empréstimo de dinheiro entre particular, tem sido de € 500,00 € 30.000.000,00 todas as pessoas capazes de devolver com um juro de 3%. Agradecimentos eu gostaria de ser contatado por pessoas sérias, para ser capaz de devolver os empréstimos.Entre em contato conosco por e-mail para obter mais informações : branco.francisca4@gmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar