quarta-feira, 11 de março de 2015

Mais um ciclo que se fecha

A Matilde veio para os Estados Unidos no dia seguinte a fazer 10 anos. Consigo trouxe 2 caixotes com brinquedos. Meticulosamente escolhidos de entre os muitos que tinha no sotão da nossa casa do Restelo, o seu "quarto dos brinquedos". Passou lá horas a fio a brincar. Geralmente sózinha. Sem incomodar ninguém. Às vezes chamava-a só para ter a certeza de que estava tudo bem. 

Quando chegou a hora de empacotar as nossas coisas, disse-lhe que podia encher 2 caixotes com os seus brinquedos preferidos. E assim foi. Durante o primeiro ano cá ainda brincou algumas vezes. Sózinha ou com alguma amiga. Mas, a pouco e pouco, deixou de o fazer. Acho que se contam pelos dedos de uma mão as vezes que brincou com os brinquedos desde que, no verão passado, mudámos para esta casa. E os brinquedos lá estavam a um canto, a encher-se de pó.

Num dos últimos Domingos, em que por causa do grande nevão que caiu, não saímos de casa todo o dia, dedicámo-nos ao assunto "brinquedos". Tinha chegado a hora de lhes dar um destino. E não foi difícil. Uns ficaram guardados em caixas, à espera da visita de alguma criança que seja preciso entreter. Ou, quem sabe, de um assomo de saudade da sua ainda proprietária. Outros estão em sacos para levar para a loja social. Um ou outro foram mesmo para o lixo. No seu quarto, ficou o ursinho de dormir (prenda de uma amiga da avó Lena quando ela tinha dias de vida e que vai com ela para todo o lado e todas as noites com ela para a cama), alguns peluches e 2 bonecas. 

Por ora, ainda olho para o canto que foi dos brinquedos com alguma nostalgia. Mas não há nada a fazer. O raio do tempo não anda para trás. Se andasse, havia tantos momentos que gostaria de revisitar. Não necessariamente para fazer as coisas de forma diferente. Apenas para os reviver. 

 (2 anos)

 (6 anos)

 (11 anos)

1 comentário:

  1. A idade da minha filha Mariana.
    A idade em que começam a deixar de ser bebés, passam a ser meninas para, daqui a nada, passarem a ser mulheres.
    Acabei de escrever isto e suspirei (a minha filha Catarina já faz 17 anos no dia 30).
    E suspirei outra vez.
    Abreijos

    ResponderEliminar