quarta-feira, 8 de abril de 2015

E por falar em big city

Temos tido cá em casa o Ivan, colega do Rui e nosso amigo há vários anos. O Ivan foi o primeiro aluno de doutoramento do Rui. É brasileiro, carioca, mas a viver em São Paulo. Um revolucionário convicto, daqueles que protesta, que vai a manifestações, que luta contra a sociedade capitalista. A sua última batalha foi pela gratuitidade dos transportes públicos em São Paulo! 

Quando, depois de terminar o Doutoramento, regressou ao Brasil, foi viver com a mulher para São Paulo, uma mega cidade com mais de 11 milhões de habitantes.  Segundo a Wikipédia, é a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todos o hemisfério Sul. Alugou um apartamento mesmo no centro da cidade, no 27º andar do famoso edifício Copan, um dos maiores e mais emblemáticos edifícios da cidade, projectado por Oscar Niemeyer nos anos 50.



O edifício Copan é um monstro em betão (não em altura, mas em extensão e volume). Tem 35 andares, uma grande zona comercial e mais de 1000 apartamentos, onde vivem cerca de 5000 pessoas. É uma cidade, dentro da cidade. Mesmo em frente, há uma discoteca, cujo horário de funcionamento diário é das 4 da manhã ao meio-dia. O Ivan contou que quando saía cedo para trabalhar, por volta das 8 da manhã, ainda sempre gente à porta, à espera para entrar! Viveram lá vários anos, até que, no ano passado, vencidos pelo cansaço, se mudaram para uma zona um pouco mais calma da cidade. A idade não perdoa! 

Acho que não gostaria de viver numa destas mega cidades, mas tenho muita vontade de visitar São Paulo, uma cidade que, segundo dizem, tem uma diversidade e uma riqueza cultural fascinante. E o convite está feito. Me espera, Ivan! 

1 comentário:

  1. Cidade geminada com Macau há vários anos.
    Também tenho curiosidade de conhecer.
    BFDS

    ResponderEliminar