sábado, 18 de abril de 2015

Nada voltará a ser como dantes

O próximo ano vai ser em grande por estas bandas e depois disso nada voltará a ser como dantes. É uma afirmação bombástica, eu sei, mas verão que não estou a exagerar. Se tudo correr bem e como planeado, no próximo ano, a Mafalda terminará a Universidade, o Miguel terminará a High School e a Matilde terminará a Middle School. É o que faz ter filhos (mais ou menos) de 4 em 4 anos! E por estas bandas já se começa a pensar nos planos para o futuro próximo.

A Matilde, muito provavelmente, irá para a escola do Miguel, a Urbana High School. Vai ser uma mudança muito grande para ela. De uma escola pequenina e só de meninas, para uma escola grande e muito heterogénea. Só espero que se integre tão bem como o Miguel. Como, em boa parte, o sucesso inicial do Miguel se deveu ao futebol, que lhe permitiu conhecer rapidamente uma série de miúdos e dar-lhe a sensação de pertença a um grupo, tão importante nesta idade, tenho tentado que a Matilde se interesse por um desporto de grupo, que possa continuar a praticar na escola. E o escolhido por ela (sem saber destes meus ulteriores motivos) foi o vólei. Começou por ter na escola, mas como a época é muito curta (cerca de 2/3 meses), tem praticado num clube. Para já, só para aprender, a competição virá mais tarde, se ela quiser continuar. 

A Mafalda quer ir para a Graduate School, fazer o Mestrado e depois o Doutoramento. Mais uma académica na família! Acho que é um bom plano, que encaixa perfeitamente na sua maneira de ser e nos seus interesses. Sei que gostaria de ir para uma universidade de topo americana, mas não afasta outros cenários, por aqui ou noutro ponto do planeta. Uma coisa é certa, Urbana-Champaign não faz parte dos seus planos para o futuro próximo. As candidaturas essas terão que começar a ser preparadas daqui a meia dúzia de meses, logo a seguir ao Verão. Sei que ela já tem uma ideia de quais as Universidades a que se quer candidatar, mas para já (e como sempre) tal informação ainda está no segredo dos deuses!

Deixei o Miguel para o fim, pois com ele as coisas estão um bocadinho mais indefinidas. O Miguel ainda não sabe o que quer estudar, nem onde. Vai com toda a certeza candidatar-se à University of Illinois, e com as notas que está a ter não deve ter problemas em entrar, mas como está a ter muito boas notas (na escola e no exame nacional que já fez), talvez consiga voar mais alto. O problema é escolher a que Universidades se vai candidatar, pois as opções são muitas e muito diversificadas, sendo certo que algumas, pelas propinas milionárias que praticam, estão naturalmente fora do nosso alcance, ainda que não do dele. E tem que rapidamente começar a pensar nisso, pois também ele terá que começar a preparar as candidaturas logo a seguir ao Verão. E mesmo que opte por ficar aqui em Urbana-Champaign, se calhar vai querer sair de casa e ir para um dormitório, como é habitual por estas bandas quando se vai para a Universidade.

Isto significa que, no final do próximo ano lectivo, podemos ficar reduzidos a 3 cá em casa! Pela minha parte, começo a sentir alguma ansiedade relativamente a todas estas (ou outras) mudanças. O melhor mesmo é aproveitar o presente, e o resto logo se vê. Vai na volta sai tudo ao contrário e os meus filhos vão ser daqueles que ficam em casa dos pais até aos 30!


1 comentário:

  1. Como eu te entendo!
    A Catarina está já a planear a ida para a Universidade.
    Tem muitas perspectivas.
    A que lhe agrada mais é Inglaterra.
    Mas também está a olhar para o Canadá, Singapura, Austrália.
    Boas Universidades, bem cotadas, bem caras!!, com cursos de Gestão (é o que ela quer) prestigiados.
    E eu também quero, embora me custe muito, que ela saia, vá conhecer outras paragens, outras pessoas, outras culturas.
    Que saia do ninho e comece a voar.
    Custa muito mas é o que devemos fazer.
    Boa semana

    ResponderEliminar