sexta-feira, 25 de outubro de 2013

All-way Stop


As regras de trânsito são, em geral, universais. Mas há exceções. Por aqui, é frequente chegarmos a um cruzamento ou entroncamento em que funciona a regra do “All-way Stop”.




Este sinal indica que estamos num cruzamento ou entroncamento em que todas as estradas têm um sinal de Stop, sendo que todos os carros têm obrigatoriamente que parar na interseção e vão avançando pela ordem de chegada. Só se pode avançar depois de todos os carros que chegaram antes de nós o terem feito. E funciona bem. Ninguém dá o “golpe”, ninguém apita, nem faz sinal de luzes! Tudo se passa de uma maneira estranhamente ordeira.

Há, de facto, uma grande diferença na forma de conduzir em comparação com Portugal. Conduz-se mais devagar e com mais cuidado. Os limites de velocidade são mais baixos e são respeitados, “stop” significa mesmo “parar”, quando surge a luz amarela nos semáforos abranda-se e para-se! 

E esta diferença não tem a ver com educação, civismo ou sentido de responsabilidade, pois a mesma pessoa conduz de maneira diferente dependendo de onde está (e contra mim e os meus falo!). Quanto a mim só pode ter a ver com a probabilidade e intensidade com que se punem os infractores. 

Mas nem tudo é perfeito. Por qualquer razão estranha, normalmente os automobilistas não param nas passadeiras para deixar passar os peões ...

1 comentário:

  1. É o que eu sempre digo: Eles não são mais educados, eles são mais multados!

    ResponderEliminar