segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ninguém tem nada que saber o que estamos a fazer



Todos reconhecem a casa tipicamente americana: uma vivenda, com um enorme relvado à frente, muito verde e bem cuidado, com garagem, tabela de basket e, claro, a bandeira americana hasteada. Nunca são muradas e, regra geral, não têm qualquer tipo de cerca ou vedação a separar as casas entre si ou as casas da via pública.

A primeira parte é um estereótipo. Na verdade, a maior parte das casas não tem um relvado imaculado, uma tabela de basket ou sequer uma bandeira americana hasteada (pelo menos a maior parte das casas do meu bairro). Mas a segunda parte é a mais pura das verdades. As casas estão abertas a quem chega, ou a quem passa. Sem muros ou quaisquer outras vedações.

Algo que é muito raro em Portugal, onde as casas (vivendas), regra geral, têm muros à volta, por vezes altos. Quando comprámos a nossa casa no Restelo, mantivemos o muro à volta, mas fizemo-lo baixo. Quem estava de fora, podia ver o que se passava lá dentro e nós, lá dentro, podíamos ver quem chegava ou passava na rua. Mas era a exceção num bairro que, apesar de pacato, tinha as casas todas muradas, regra geral com muros altos e às vezes até protegidas com arame farpado. Constou-me que os nossos novos inquilinos já trataram de colocar uma vedação adicional por cima dos muros, para reforçar a privacidade. Já se entrincheiraram devidamente! Será mesmo necessário?






2 comentários:

  1. Aqui em casa o J. sempre está preocupado com ¨ a janela¨. Eu não estou ¨nem aí¨ . Se quiserem olhar, que olhem, era o que mais me faltava não estar à vontade aqui dentro? Não vão ver nada especial, apenas o caos normal de todas as famílias.

    ResponderEliminar
  2. Na minha casa nova, com um jardim grande à volta, todos ficaram surprendidos pelos muros baixos e a ausência de portadas. A verdade é que só assim se podem ver os diospiros deixados pela vizinha à nossa espera no muro, ou os miúdos podem saltar quando não têm chave. Vida mais simples... e nem por isso menos segura.

    ResponderEliminar