terça-feira, 26 de agosto de 2014

Boyhood



Gostei muito! Uma família. Uma viagem no tempo. Vemos as crianças a crescer, os adultos a envelhecer, e fragmentos do que lhes vai acontecendo ao longo da vida. Um filme que durou 12 anos a ser filmado, em vários pontos do Texas (reconheci lugares que visitámos em Austin na Primavera passada), e que nos permite acompanhar, de uma forma original, as mudanças impostas pela passagem do tempo. 

A personagem principal é o filho, por quem nos apaixonamos imediatamente. Mas podia ser a mãe, interpretada pela Patricia Arquette (o pai é interpretado pelo Ethan Hawke  - charmoso como sempre!). Pais divorciados, uma mãe que tem a guarda dos filhos e procura incessantemente dar-lhes uma vida melhor, nem sempre tomando as melhores decisões (algumas revelam-se mesmo muito más). Uma lutadora, inteligente e determinada. Um pai (inicialmente) boémio, que depois de uma longa ausência pós-divórcio, volta e, paulatinamente e com muita perseverança, conquista o seu lugar na vida dos filhos, que vê ao fim de semana, tornando-se um garante de equilíbrio e "normalidade". Dois filhos, que vão crescendo ao sabor das escolhas dos pais, principalmente da mãe, e ao mesmo tempo vão definindo as suas personalidades e fazendo as suas escolhas. Passamos o filme todo a torcer para que tudo dê certo nas suas vidas, apesar dos percalços do caminho.

Surpreendo-me sempre por ver que ainda há ideias originais e interessantes, quando tudo já parece ter sido feito. Neste caso, não estamos a falar de um filme que começa no passado e depois salta para o presente (ou até para o futuro), nem estamos a falar de um filme com flashbacks. Também não estamos a falar de uma série, que dura tantos anos, que nos permite acompanhar o crescimento dos miúdos e o envelhecimento dos graúdos (ainda ontem na cerimónia dos Emmys, tive essa sensação com o elenco de Modern Family). 

Estamos a falar disto: 



As mesmas pessoas, a crescer à nossa frente e no espaço de duas horas e meia.

Apetece-me contar a história toda, o que corre bem e o que corre mal. O que acontece a cada uma das personagens, como acaba a história. Mas o melhor mesmo é irem ver. Se forem como eu, passarão um excelente bocado!

1 comentário: