segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ver os filhos a crescer

Olho para fotografias dos meus filhos pequeninos e sinto uma enorme nostalgia. É assustador pensar que aqueles momenos deliciosos não mais voltarão.

(Verão de 2004)

Mas depois olho para eles, para o que são hoje e surpreendo-me. Surpreendo-me ao ver o que o tempo lhes trouxe. Como cresceram debaixo do meu nariz e se vão transformando nestas pessoas únicas e cada vez mais independentes. Como vão mudando fisicamente, como vão desenvolvendo a sua personalidade, fazendo as suas escolhas, apurando os seus gostos. E nota-se em tudo: na maneira como falam, nas opiniões que manifestam, no que vestem, nos amigos que fazem, nos hobbies que escolhem.

O Miguel, por exemplo, sempre adorou ler. Desde pequenino que devora livros. Claro que, como qualquer criança e adolescente do Século XXI, adora os jogos electrónicos. Já teve uma PSP. Uma WII. Agora tem a PS4. E passa horas "naquilo". Mas sempre intercalou a "jogatana" com a leitura. De uma forma saudável e equilibrada. 

Quando era pequenino lia qualquer coisa, mas aos poucos foi apurando o seu gosto. A partir de certa altura houve muitos livros que começou a ler e não acabou. Não lhe interessaram. Desde há uns anos a esta parte, a sua leitura de lazer é basicamente composta por banda desenhada e a literatura fantástica. Começou com o Calvin & Hobbes, o Tintim, o Asterix, o Lucky Luck. Depois deu o salto para o Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Eragon, Crónicas de Gelo e Fogo. E muitos outros que, confesso, não consigo sequer identificar.

Recentemente, da leitura deu o salto para o cinema. Mais uma vez o que gosta é dos filmes com os seus super-heróis preferidos e os filmes de acção/fantásticos. Sem esquecer, claro, os filmes de animação (desde sempre!). Começou pelos mais recentes. Depois, teve curiosidade, e começou a ver os mais antigos. Está a tornar-se um especialista! E até tenta  passar-me o bichinho. Começámos pela triologia do Batman, do Christopher Nolan. Já vimos o primeiro: Batman begins. Não sendo o meu tipo de filmes preferido (longe disso), confesso que estou a gostar. Dos filmes e, acima de tudo, da companhia!

Ei-lo aqui com o seu super-herói preferido: Capitão América!






1 comentário:

  1. Estamos tão separados, e há tanto tempo, que não conheço os teus filhos.
    As minhas filhas já estão com 16 anos (Catarina) e quase 11 (Mariana).
    O tempo passou tão depressa!

    ResponderEliminar