domingo, 26 de outubro de 2014

Amazing Matilde

Não foi nada fácil. Há 1 ano atrás, chorou várias vezes com saudades das amigas que ficaram em Portugal. Perguntou várias vezes se não podíamos voltar. Há 1 ano atrás, chorou várias vezes porque não percebia tudo o que diziam nas aulas e não conseguia participar em algumas actividades. Há 1 ano atrás chorou várias vezes porque não tinha amigas, porque não conseguia falar com as colegas. E sempre que ela chorava, a minha vontade era chorar também. O meu coração ficava apertado e a minha cabeça cheia de dúvidas. 

Felizmente, nem tudo era feito de choro. Este acontecia principalmente à noite, naquele momento antes de dormir. Como eu costumo dizer, a noite torna os problemas gigantescos. Depois, quando o dia nasce, tudo adquire a sua normal dimensão e o que parecia intransponível, afinal está ali  perfeitamente ao nosso alcance! 

Mas mesmo à luz do dia não foi fácil. Mas ela não desistiu. Trabalhou muito. E tanta gente ajudou. Os professores, principalmente a professora e a tutora de Inglês, cuja disciplina era (é) o seu maior desafio. A nossa amiga Dana, que lhe deu apoio a Matemática e a Ciências. Os pais das colegas, que lhe davam sempre uma atenção especial e tinham sempre uma palavra de incentivo. E ao fim de algum tempo, o que antes parecia muito difícil, aconteceu. Aprendeu a língua, a nova escola tornou-se familiar, as colegas tornaram-se amigas. Acabou o ano com boas notas e completamente integrada. 

Este ano, quando começou o novo ano lectivo, parecia peixe dentro de água. Estava no seu habitat! Desde que o ano começou que está completamente por sua conta. Sem apoios  especiais, com excepção da tutora de inglês que mantém. Na Sexta-feira passada, foram as reuniões do meio do período e o feedback dos professores não podia ser melhor. Como é que é possível que esta seja a miúda que há 1 ano atrás mal conseguia falar? A professora de inglês chama-lhe the amazing Matilde

 (Na apresentação de um trabalho na escola)

 (Com a tutora de Inglês)

 (Com a Dana a fazer o TPC de Matemática)

 (Com a amiga Lily)

(Com a amiga Clara)

2 comentários: