sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Thanksgiving à portuguesa

Este ano o nosso Thanksgiving foi muito pouco americano. Não houve perú, nem puré de batata, nem salada de feijão verde, nem cranberry sauce, nem pumpkin pie. Mas houve creme de cenoura com espinafres, bacalhau no forno com batatinhas assadas (com alecrim), mousse de chocolate, baba de camelo, tarte de maça e cheesecake

Acho que, com excepção da Mafalda, ninguém se importou! Mas vendo bem as coisas ela era a única americana numa mesa de 8. Deve ser por isso! Este ano, connosco, tivemos 2 alunos de doutoramento do Rui e a namorada de 1 deles. Um belga, um chinês e uma espanhola (ou melhor, basca). Foi bom. O bacalhau assado foi um sucesso! As pessoas ficam sempre muito surpreendidas e curiosas com esta nossa tradição de salgar o bacalhau e depois o demolhar antes de o cozinhar. Soa sempre a coisa de outros tempos!

Gosto do Thansgiving. É como se fosse o Natal, mas numa versão mais simples e sem a pressão comercial. As famílias e  os amigos reúnem-se à volta da mesa. Há sempre muita e boa comida. Mas não há enfeites e não há troca de prendas, nem toda a loucura que antecede o momento de as oferecer. As listas, as indecisões, as lojas cheias, os embrulhos, o dinheirão que se gasta.

Este ano estava frio e caiu um pouco de neve. Não muita, mas o suficiente para dar um ar mais branco e mais natalício ao evento. Para o ano há mais (se Deus quiser, como diria a minha avó)!

 (A nossa rua, antes de anoitecer)

1 comentário:

  1. Já me safei da seca da compra das prendinhas este ano.
    A minha mulher e as minhas filhas estão de férias.
    Eu estou a trabalhar.
    Elas que tratem disso.
    Seca!!
    Boa semana

    ResponderEliminar