terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Defeito ou virtude?


Acho que já aqui referi que sou um bocadinho obcecada com organização e arrumação. Tento manter as coisas a um nível minimamente saudável, mas às vezes percebo que tendo a resvalar para o obsessivo! E lá me tento controlar!

Em casa, preciso que cada coisa tenha o seu lugar e que esteja no seu lugar. Detesto olhar à minha volta e ver coisas desarrumadas. Dou muitas ordens de arrumação, num tom mais ou menos autoritário, que os meus filhos, à medida que vão crescendo, vão contestando cada vez mais. De vez em quando lá recorro a argumentos do tipo “aqui quem manda sou eu e acabou-se a conversa”. Outras vezes, para evitar o confronto, acabo por arrumar eu as coisas e pronto. Depende do estado de espírito do momento!  

Gosto de ter rotinas, de escrever em agendas e de fazer listas. São coisas que me ajudam a gerir e a organizar o tempo. Só assim tenho a sensação de que controlo o que tenho para fazer. Gosto de sentir que os inúmeros afazeres do dia-a-dia estão organizados, seguem uma ordem mais ou menos pré-definida, sem prejuízo de lidar com relativa facilidade com os inevitáveis imprevistos que vão surgindo e que é preciso ir acomodando. 

Desde que me lembro, que tenho uma agenda onde guardo todo o tipo de informações e onde anoto o que tenho que fazer dia após dia. Este ano, pela primeira vez renunciei à agenda em papel e tenho uma no computador. Não gosto tanto, confesso, mas ter uma agenda em papel estava-se a tornar uma coisa demasiado antiquada. Motivo de escárnio e olhares de desdém, até! 

Faço listas para tudo e mais alguma coisa. Nos meus tempos de advogada, muitas vezes acordava a meio da noite angustiada a pensar nas muitas coisas que tinha para fazer no escritório. E, normalmente, só conseguia voltar a adormecer depois de fazer uma lista das coisas a fazer no dia seguinte, por ordem de prioridade. Muitas vezes, fazia-a mentalmente. Outras vezes, quando a insónia era mais severa, tinha que me levantar e escrever num papel. Organizar as coisas numa lista tranquilizava-me, era uma maneira de gerir o que me parecia ingerível e voltar a adormecer. 

Ainda não percebi bem se esta mania da organização é uma virtude ou um defeito. Mas posso dizer que é muito cansativa. Às vezes gostava de ser mais relaxada. Mas até hoje, todas as minhas tentativas para ter uma atitude mais do tipo "não te rales" resultaram infrutíferas. É superior às minhas forças!


1 comentário:

  1. Ai Paula... acho que é difícil tentar mudar a nossa natureza, não é? Sair daquilo que nos dá segurança é tão duro. Acho que é uma grande qualidade ser bastante organizada, facilita a vida, faz com que seja possível gerir melhor o tempo, imagino... imagino simplesmente pois não não sou lá muito organizada não! Mas gostaría de ser! Assim voto em virtude! beijinhos

    ResponderEliminar