sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Licença para conduzir!


O meu filho, que há menos de 3 meses atrás fez 15 anos, trouxe há uns dias para casa a permit (licença) para aprender a conduzir! E eu fico parva com a velocidade a que as coisas acontecem! Será que não dá para desacelerar um pouco? 

Aqui, faz parte do currículo do 10º ano da High School aprender a conduzir – a disciplina chama-se Driver’s Education. No caso dele, é uma disciplina do 2º Semestre. Há duas semanas atrás fez o exame de código na escola, e agora começou a fase de aprender a conduzir. Tem aulas na escola, com um instrutor, em viaturas da própria escola e, em casa, deve praticar, sob a orientação de um adulto que tenha carta de condução. Um mínimo de 50 horas, sendo 10 à noite. 

Ontem, teve a sua primeira aula de condução na escola. Diz que até se saiu bem! O que é bom, tendo em conta que, 2 dias antes, tinha caído um enorme nevão e ainda havia (há) muita neve e gelo nas estradas. Este fim-de-semana, provavelmente, teremos a primeira "aula" em casa!

Quando fizer 16 anos poderá fazer o exame de condução, et voila receberá a sua carta de condução! E nós vamos ter um puto a pedir-nos a chave do carro para ir dar umas voltas! 

Até aos 18 anos, não será um condutor com plenos direitos. Não poderá, por exemplo, conduzir depois das 10 da noite (11 da noite às Sextas e Sàbados). Não poderá falar ao telefone, nem mandar mensagens, coisas que os adultos podem fazer! Apesar de ser altamente desaconselhável. 

Quanto aos custos, tirar a carta de condução também não tem nada a ver com o que se passa em Portugal. Pagámos $ 20 (um pouco menos de 15 euros) para ele fazer o exame de código. Pagámos $ 200 (cerca de 150 euros) para ele ter as aulas de condução na escola e penso que pagaremos outros $ 20 (cerca de 15 euros) para fazer o exame de condução. Tudo somado, tira-se a carta por menos de 200 euros. 

O que será que as nossas Escolas de Condução fariam se se tentasse implementar um sistema deste tipo, ou parecido, em Portugal? Cairia o Carmo e a Trindade, no mínimo! 


 (A permit)

 (O guia para pais e filhos)

Sem comentários:

Enviar um comentário