É unânime cá em casa: O Toy Story é o melhor filme
animado de todos os tempos! E é difícil, muito difícil, haver unanimidade cá em
casa em relação ao que quer que seja. Mas ontem, ao almoço, enquanto
lembrávamos, um a um, os filmes animados dos últimos 20 anos, ninguém teve
dúvidas. Confesso que não vi alguns, que filmes animados não são
propriamente o meu género preferido, mas dos que vi, e foram muitos, não tenho dúvidas: O Toy
Story é o melhor! Todos eles. O primeiro (1995) e o segundo (1999) foram vistos até à exaustão em nossa casa. E mesmo assim era sempre com ternura que o via uma e outra vez. E ouvia "You've got a friend in me"!
Depois da retrospectiva que fizemos à hora do almoço, fui com o Miguel e a Matilde ver o The Lego Movie. Com alguma curiosidade, pois a fasquia estava alta. Uns dias antes o Nuno Markl afirmou na sua página do Facebook que “O filme Lego é capaz de ser a maior obra-prima da animação do pós Toy Story 3.” Mas assim que o filme acabou, ainda a sala estava às escuras, olhei para o Miguel e ambos dissemos em uníssono: O Toy Story é melhor!
Mas gostei do Lego. Não é possível não gostar. Um hino à criatividade, ao think out of the box. Excelentes diálogos, divertidos e perspicazes. Uma explosão de cor e movimento, do princípio ao fim. E pode ser que entusiasme os miúdos. Que os afaste, nem que seja momentaneamente, dos seus aparelhos electrónicos, para mergulharem nas suas velhas (ou novas) caixas de legos. Que os incentive a construir, a criar, os modelos que vêm nos livros de instruções e todos os que a sua imaginação conceber. Os hiper-críticos, os que vêm o copo sempre meio vazio, dirão que é um mega-anúncio à lego! So what?
Sem comentários:
Enviar um comentário