segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mas porque raio estas coisas não são universais?

Temperatura, distância, peso, volume, área. Todos os sistemas de medição utilizados aqui são diferentes dos utilizados em Portugal e na maioria dos países europeus. O que é uma grande chatice e nos obriga a um permanente esforço para percebermos a informação que temos à nossa frente. Nada é imediato. Nada é intuitivo. 

É, claro, que passado um tempo nos habituamos e o esforço acrescido começa a diminuir consideravelmente para níveis muito razoáveis. Até que passa a ser (quase) imedidato. Mas, pelo menos para mim, que vivi a maior parte da minha vida adulta longe daqui, acho que nunca serão os meus sistemas de referência. Mesmo sem querer faço sempre uma conversão mental, que não sendo exacta, me ajuda a perceber melhor a informação. 

Alguns exemplos:
Neste momento, estão 75º F de temperatura, o que corresponde a 24º C
Urbana fica a 139 milhas de distância de Chicago, ou seja, fica a 223 KM
Os pacotes de leite que compramos são de 1 galão, ou seja 3,78 litros 
Nas receitas, as quantidades são todas apresentadas em cups em vez de gramas

Quando fui tirar a carta de condução, a senhora perguntou-me quanto é que eu media e pesava, para ficar a constar do cartão, e eu fiquei a olhar para ela e disse-lhe que não fazia a mínima ideia! Fui salva pelo telemóvel, mais precisamente pelo google, claro! Agora sei, que meço 5'28" pés (feet) e peso 145 libras (pounds).

Mas há mais:
A data é sempre escrita pela ordem MM/DD/AAAA. Por exemplo, hoje é dia 05/26/2014.
A pontuação (pontos e vírgulas) usada nos números é ao contrário. Escrevem 23,540.00 , em vez de 23.540,00. 

Uma canseira! E, sinceramente, não percebo porque razão estas convenções não são universais. Facilitaria tanto as coisas!

Não incluo aqui a moeda, a que me habituei mais rapidamente! Aliás, neste momento, já funciona ao contrário. Quando vou a Portugal já tenho que fazer um pequeno esforço inicial para me re-habituar ao euro. Não aos valores em si, que ainda me são muito familiares, mas às diferentes moedas e notas.

No outro dia, em conversa com a minha mãe, disse-lhe quanto ía ganhar neste meu novo emprego. Pensei em dólares, que é a moeda em que vou efectivamente receber, fiz uma rápida conversão mental para euros, para que a informação fizesse sentido para ela, mas não contente ela ainda queria saber quanto é que isso era em escudos!!! E isso já foi demais. A conversão de euros para escudos não consegui fazer de forma mental e imediata! Só mesmo com a calculadora, que ainda sei que 1 euro são 200.482 escudos!


Sem comentários:

Enviar um comentário