sábado, 3 de maio de 2014

O meu nome

Não imaginam as dores de cabeça que dá viver nos USA com um nome composto por 2 nomes próprios e 4 apelidos! Nenhum formulário ou interlocutor está preparado para tal enormidade! É claro que, sempre que possível, apresento uma versão curta do dito, coisa que já fazia em Portugal. Mas em documentos oficiais, o nome tem que coincidir com o que está no passaporte, pelo que não há nada a fazer. É uma chatice, mas já me resignei!

Outra confusão frequente resulta do facto de eu normalmente não usar o meu primeiro nome (Helena). Não uso porque nunca usei, porque não tenho qualquer relação afectiva com ele. Mas em muitas situações, a nossa identificação é gerada de forma automática pelo sistema informático e pronto lá sou eu identificada como Helena Jorge. E lá tenho que pedir para mudarem o nome. Outra chatice.

O ano passado, quando ainda estava em Portugal, o Rui ainda me disse que, se calhar, devia pensar em mudar o meu nome. Encurtá-lo. Na altura, não lhe prestei grande atenção. Estava tão ocupada com outras coisas que não pensei muito no assunto. Fiz mal. Devia ter alterado o meu nome. Para que nos meus documentos de identificação aparecesse o meu verdadeiro nome, aquele com o qual me identifico e com o qual gosto de ser identificada.  Mas agora é tarde demais. Tenho o visto emitido, já demos início ao processo para obtenção do green card. Não convém atirar nenhum grão de areia na engrenagem dos Serviços de Emigração!  Talvez um dia mais tarde ...

1 comentário:

  1. Helena???? é sim um bonito nome, mas não é o seu... Aliás, você para nós, aqui em casa, ou com os amigos do Técnico seu nome é: Pauladorui, como se fosse o nome próprio...é assim...
    Eu,quando morei nos EUA era: ¨Maria Cruz¨ , mudei-me para Espanha e virei : ¨Eugênia Dias¨ ... é assim... várias pessoas numa só! beijos

    ResponderEliminar