sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Welcome to America #2


A partir do dia 1 de Janeiro de 2014, a University of Illinois passou a ser um Smoke-Free Campus. Isto significa que é proibido fumar em toda a universidade: dentro de todos edifícios, incluindo os pavilhões desportivos e os parques de estacionamento, mas também nas ruas, passeios e jardins. E até dentro dos carros que circulem ou estejam estacionados dentro do perímetro da universidade. E estamos a falar de uma área que abrange cerca de 18 Km2!

As razões apresentadas em defesa desta medida são as habituais: os malefícios do tabaco, incluindo o secondhand smoke, e a necessidade de criar um ambiente mais saudável para todos. E claro, os custos acrescidos na área da saúde. Mas será razoável proibir que se fume ao ar livre ou dentro do carro de cada um? Estar-se-á a limitar de forma desproporcionada a liberdade individual dos fumadores, tendo em conta que de tal proibição não parece advir grande benefício para a saúde e bem estar dos não fumadores?  

Não sou fumadora e gosto de estar em ambientes livres do fumo dos cigarros. Acho que o meu bem estar social sofreu melhorias significativas após a aprovação e implementação da “lei do tabaco” que está atualmente em vigor em Portugal. É bom poder estar num café ou restaurante e não estar rodeada pelo fumo dos cigarros dos outros. Mas esta medida parece-me um pouco exagerada e, no entanto, por aqui não se ouvem grandes protestos, e muito menos comentários inflamados contra esta tirania do politicamente correto! 

E depois vemos este título no The New York Times de hoje – List of Smoking-Related Illnesses Grows Significantly in U.S. Report - e ficamos a pensar se não será mesmo melhor cortar o mal pela raiz. Perdoem-me os fumadores, principalmente os meus amigos fumadores, mas se calhar o vosso cigarro é ainda mais prejudicial do que eu pensava.

Podem ler o artigo do The New York Times aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário