quinta-feira, 20 de março de 2014

Afinal, não é assim tão difícil!

Quem me conhece sabe que cozinhar não é uma coisa que adore fazer ou que faça muito bem. A isto acresce que não tenho muita paciência para seguir uma receita, o que, frequentemente, me leva a improvisar. Infelizmente, não domino a arte da improvisação na cozinha, pelo que muitas vezes, quando arrisco fazer uma coisa diferente, a coisa dá assim meio para o torto.

Na semana passada, vieram cá jantar a casa 2 amigos. Como a minha doceira privativa tinha um teste nesse dia ao fim da tarde, não pude contar com a sua preciosa, ainda que por vezes contrariada, ajuda, pelo que tive que meter as mãos na massa. Resolvi fazer um crumble de maçã (as minhas sobremesas preferidas são quase sempre as de maçã). Escolhi a receita da Mafalda Pinto Leite, do livro "Dias com Mafalda". Segui (mais ou menos) a receita até ao fim e não é que a coisa saiu mesmo bem! No final da refeição tive o melhor elogio possível vindo da boca da minha filha Mafalda, que como todos sabem não elogia só para ser simpática: "Este foi o melhor crumble de maçã que já comi!"

Aqui fica a receita:

2 colheres de sopa de sumo de limão
4 maçãs (2 amargas e 2 doces)
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de canela
1/4 chávena de farinha sem fermento
2 colheres de sopa de manteiga sem sal fria

Cobertura
3/4 chávena de flocos de aveia
1/2 chávena de açúcar amarelo
1/4 chávena de nozes ou amêndoas picadas
3 colheres de sopa de farinha sem fermento
1/4 colher de chá de sal
6 colheres de sopa de manteiga sem sal fria


1. Aqueça o forno a 200º. Unte um prato de ir ao forno com manteiga e reserve.
2. Descasque e corte as maçãs em pedaços médios. Vá colocando numa tigela com o sumo de limão para não escurecer. Junte o acúcar, a canela e a farinha. Incorpore. Deite no prato preparado. Corte a manteiga em pedaços pequenos e polvilhe por cima.
3. Faça a cobertura na mesma tigela. Misture todos os ingredientes excepto a manteiga. Corte a manteiga em pedaços pequenos e misture com a ponta dos dedos até formar migalhas na mistura. Polvilhe por cima da maçã. 
4. Leve ao forno cerca de 40 minutos ou até ficar dourada. Retire o forno e deixe arrefecer ligeiramente. Sirva morno.

Fiz as seguintes pequenas alterações:
1. Usei maçãs da mesma qualidade (Golden);
2.  Susbtitui as nozes ou amêndoas picadas (que não tinha em casa) por passas de uva.
3. As quantidades de sumo de limão, canela, manteiga e sal foram "a olho" (um pequeno indício da minha preguiça em seguir receitas ...).

Servi com gelado de baunilha! Comeu-se todo. Esqueci-me de tirar uma fotografia!


1 comentário: