domingo, 16 de março de 2014

Mais vale prevenir do que remediar

Nos tempos que correm, quando convidamos alguém para jantar em nossa casa que não faça parte do nosso círculo de amigos, temos sempre que perguntar se há alguma restrição alimentar que possa condicionar a ementa. Coisa que há uns anos atrás nem me passava pela cabeça fazer! E aprendi isto da pior maneira possível!

Pouco tempo depois de termos aqui chegado, convidámos um colega do Rui e a família para vir jantar a nossa casa. No ano anterior, quando o Rui estava cá sozinho, convidaram-no algumas vezes para ir a casa deles e quisemos retribuir. Já não me lembro bem o que cozinhei, mas terá sido algum prato de carne. Assim que nos sentámos à mesa, apercebi-me que alguma coisa se passava. Hesitavam em se servir. Ouvi o miúdo mais velho (7 ou 8 anos), a perguntar ao pai, de forma dissimulada, se podia comer aquela comida. Perguntei, claro, se havia algum problema. Havia. São judeus e só comem comida kosher. Eu nem sabia o que aquilo queria dizer exactamente!

Há uns anos atrás, ainda em Portugal, quase que nos acontecia uma coisa do género! Convidámos um colega/colaborador do Rui para jantar (um belga, que vive em França e estava em Lisboa a convite do Rui). Era um dia de semana e, por isso, tive que adiantar tudo na véspera para que o jantar não se atrasasse demasiado. Umas horas antes do jantar, estava eu a preparar-me para ir para casa, liga-me o Rui a dizer que se tinha esquecido de me dizer uma coisa: o nosso convidado era vegetariano! Devo tê-lo desancado forte e feio e lá fui a correr ao pronto-a-comer onde muitas vezes almoçava e que tinha refeições congeladas. Comprei uns crepes vegetarianos que acompanharam com o arroz e a salada que tinha planeado fazer! 

Actualmente, já não arrisco. Nada como perguntar antecipadamente. Evitam-se situações confrangedoras para ambas as partes. Entre os kosher, os vegetarianos, os vegan, os muçulmanos (que não comem carne de porco), os celíacos, e os que têm alergias, há uma forte probabilidade de alguém não poder comer alguma coisa. Por isso, mais vale prevenir do que remediar!

1 comentário: