quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dallas, Texas

No segundo dia, saímos de Memphis a seguir ao almoço em direcção a Dallas, no Texas. Sete horas de viagem. O Texas é um dos maiores e mais populosos Estados Norte-Americanos, cerca de 7 vezes maior do que Portugal. Tem grandes áreas metropolitanas, sendo Dallas a terceira maior, a seguir a Houston e San Antonio.

Se em Memphis é obrigatório visitar a casa de Elvis Presley, em Dallas o must see é o local onde o Presidente Kennedy foi assassinado, assim como o Memorial e o Museu que existe no edifício (e andar) de onde o atirador, Lee Harvey Oswald, disparou os tiros fatais.

Mas antes de rumarmos ao local do crime, ainda fomos visitar o Nasher Sculpture Center, um centro de arte cuja colecção inclui obras de vários grandes artistas do Século XX, incluindo Rodin, Giacometti, Matisse, Miro e Picasso. Os miúdos, principalmente o Miguel e a Matilde, resistem sempre a idas a museus - mais um? perguntam sempre com aquele ar de enfado - mas se a colecção for diversificada, se não for exclusivamente pintura, acabam por passar um bom bocado e por aprender a gostar um bocadinho mais de arte!









E no Nasher Sculpture Center vivemos o nosso momento de suspense! Estavamos nós nos jardins do museu, onde muitas das esculturas estão, quando uma funcionária se aproximou de nós pedindo que fossemos para dentro do edifício porque havia uma "situation" a poucas milhas de distância e, por precaução, o museu queria fechar as suas portas. Lá fomos e pouco depois soubemos que tinham sido disparados uns tiros numa zona não muito distante e, até a situação estar sob controlo da polícia, aconselharam-nos a ficar dentro do museu. Foi o que fizemos e aos poucos íamos sabendo mais pormenores. Tratou-se de um tipo que se barricou no seu apartamento e disparou alguns tiros para a rua. Até a polícia conseguir controlar a situação (o que fez usando gás lacrimogéneo) e prender o tipo, as ruas próximas do local em causa foram fechadas ao público, assim como fecharam vários edifícios públicos e escolas. Actualmente, é assim, a sociedade americana está tão traumatizada com os tiroteios que há mais pequena coisa entram em lock down. Ninguém entra e ninguém sai, até ordens em contrário. 

Dali fomos, então, para a Deley Plaza, local onde o JFK foi assassinado. É um daqueles locais que transpiram solenidade, onde reina sempre um certo silêncio. Onde eu fico sempre com um bocadinho de pele de galinha! Não muito longe do local onde ocorreu o assassinato foi construído um Memorial. Muito simples, simples demais. Não é particularmente interessante. Muito mais interessante é o Museu que fizeram no andar do edifício em que o atirador disparou os tiros que atingiram e mataram o presidente. Chama-se apropriadamente The Sixth Floor Museum e nele podemos reviver muito mais do que o assassinato e os eventos que antecederam e que se seguiram a esse momento específico. Através de uma grande diversidade de materiais e partindo sempre da personalidade e actuação de JFK, podemos rever a história dos anos 60 na América. A exposição está muito bem feita e é muito interessante. Infelizmente não deixam tirar fotografias ...





( Edifício de onde foram disparados os tiros  - janela do 6º piso (penúltima a contar de cima), a primeira do lado direito)

De seguira ainda demos uma pequena volta a pé por Dallas, após o que partimos em direcção a Austin. Mais 3 horas de carro!






Sem comentários:

Enviar um comentário