domingo, 27 de abril de 2014

Um novo ciclo está prestes a começar

Estou prestes a encerrar mais um ciclo e a começar outro! Tem sido assim a minha vida nos últimos tempos. Muitas mudanças! 

Desde que aqui cheguei, em Agosto de 2013, que tenho estado sem trabalhar. Sem trabalhar de forma remunerada, entenda-se, que não tenho estado propriamente de papo para o ar! Foram meses bons. Apesar da trabalheira que uma família de 5 implica (e que nestes meses recaiu quase exclusivamente sobre mim), consegui descansar, passear, escrever, acompanhar os miúdos, principalmente a Matilde, como nunca tinha conseguido fazer. E acho que foi especialmente bom, porque sabia que era uma situação transitória e que mais cedo ou mais tarde voltaria ao "mercado de trabalho". 

Chegou a hora! No final do ano passado fui a umas entrevistas na Universidade, que correram bem, e recebi uma proposta de trabalho, que aceitei. O visto já foi aprovado, pelo que vou começar dentro de dias. Foi bom perceber que a minha experiência profissional tem valor e que sou empregável! Confesso que estava com um pouco de receio, pois o Direito (em geral) e a advocacia (em especial) não são propriamente áreas muito dadas à globalização!  

Vou trabalhar no Gabinete que negoceia os contratos e bolsas de investigação de todos os docentes, departamentos e centros de investigação da Universidade. Vou manter-me, para já, dentro da minha "zona de conforto"! Com uma novidade. Vou pela primeira vez ser "trabalhadora por conta de outrém", com direito a tudo o que isso implica. O bom e o menos bom! Vou estar integrada numa estrutura hierárquica (ou seja, vou ter um chefe!), vou ter um horário de trabalho e um número certo de dias de férias por ano. Mas também vou ter um ordenado certo depositado na minha conta bancária todos os meses!

Neste momento, assaltam-me muitas dúvidas: o trabalho será interessante? Vou estar à altura deste desafio? O ambiente de trabalho vai ser agradável? Será que vou gostar? Para o bem ou para o mal, em breve saberei a resposta a todas estas questões! Até lá, preciso de gerir as expectativas e o nervoso miudinho que se instalaram de armas e bagagens na minha cabeça e na minha barriga, respectivamente! 

1 comentário: