quarta-feira, 23 de abril de 2014

Roger Ebert

Os meus amigos cinéfilos conhecem, com certeza, este nome. Aos outros apresento-o como sendo o mais conhecido crítico de cinema americano de todos os tempos. Porque é que falo dele aqui? Porque nasceu em Urbana e porque começa hoje o mais importante festival de cinema e um dos mais importantes eventos culturais aqui do burgo, apropriadamente chamado Roger Ebert's Film Festival (de nome completo 16th Annual Roger Ebert's Film Festival 2014).

Roger Ebert escreveu críticas de cinema no jornal Chicago Sun-Times durante 46 anos, desde 1967 até à sua morte em 2013, que lhe valeram um Pulitzer Prize em 1975 (o primeiro a ser atribuído a este tipo de jornalismo). E co-apresentou durante 20 anos (1986-2006) um famoso programa de televisão sobre cinema, chamado At the Movies, conhecido pela forma como os apresentadores concluíam a sua critica a determinado filme:  thumbs up ou thumbs down. Two thumbs up era a crítica que todos os filmes ansiavam!




Ao longo da sua vida viu e escreveu sobre milhares de filmes, desde os mais comerciais aos mais intelectuais, de uma forma apaixonada, conhecedora e muito acessível. Ao contrário de muitas críticas de cinema que li no Público ou no Expresso, que parecia que não eram escritas para serem lidas pelo comum dos mortais.

Façam a seguinte experiência: escolham um filme qualquer que tenham visto e vão ler o que Roger Ebert disse sobre ele (acabei de fazer isso em relação ao filme Lost in Translation, que faz parte da sua lista de great movies). Verão que tenho razão! Vão reconhecer as suas palavras e, talvez, identificar-se com as mesmas. A mim acontece-me isso frequentemente. Atenção que apesar de Roger Ebert ter morrido no ano passado (Abril de 2013), o seu site - www.rogerebert.com - continua activo, sendo actualmente as críticas escritas por diversas pessoas, em particular pela sua viúva, uma das principais colaboradoras do site. Têm por isso que escolher um filme mais antigo.

Mas, dizia eu, começa amanhã o "seu" festival de cinema em Urbana-Champaign, no Virginia Theater. O segundo sem a sua presença. Como sempre tem acontecido, conta com a presença de alguns notáveis, desta vez estarão cá, por exemplo, Oliver Stone e Spike Lee. No segundo dia será inaugurada uma estátua em sua honra, à porta do cinema onde decorre o festival. Em tamanho real e mostrando Roger Ebert sentado numa sala de cinema e com o seu famoso thumbs up! 







Sem comentários:

Enviar um comentário